Data AZ: Dr. Dinan lidera disputa em José de Freitas
As apostas são de que a margem de erro para mais amplie a diferença
O candidato do MDB à Prefeitura de José de Freitas, Dr. Dinan, lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada realizada entre os dias 19 e 20 de agosto pelo Instituto Data AZ. Ele aparece com 36,5% contra 31% do candidato do PT, Pedro Gomes, que conta com o apoio do atual prefeito, Roger Linhares, do PP.
Na pesquisa espontânea, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Dinan aparece com 30% ante 27,50% de Pedro Gomes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A pesquisa estimulada apresentou o ex-prefeito Ricardo Camarço (Republicanos) com 7% das intenções de votos e um percentual de indecisos de 22%, a indicar que um em cinco eleitores preferiu não responder em quem votaria para prefeito. Brancos e nulos somam 3%.
Neste cenário, em que Dr. Dinan lidera a pesquisa estimulada com 5%, em sondagem com margem de erro de 4,4% e com 22% de indecisos – ou seja, de cada cinco eleitores consultados, um não sabe ou não informa em quem vai votar para prefeito. Tem-se, assim, por agora uma disputa bastante polarizada e certamente ainda longe de cristalizar um favorito para vencer.
Essa polarização torna-se ainda mais evidente na pesquisa espontânea, em que a diferença entre Dr. Dinan e Pedro Gomes (3%) é menor que a margem de erro (4.4%), e os indecisos somam 34%. Isso indica que de cada três eleitores de José de Freitas, um ainda não decidiu ou não revela em quem vai votar para a prefeitura do município.
Na sondagem espontânea, o ex-prefeito Ricardo Camarço tem 5% e o atual prefeito, que não pode disputar a reeleição, aparece com 1,25%. Brancos e nulos somam 2,5%.
REJEIÇÃO
Primeiro colocado na pesquisa estimulada e na espontânea, o candidato Dr. Dinan é também o menos rejeitado entre os concorrentes: 13,50% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum para ser o próximo prefeito de José de Freitas.
Os que rejeitam o candidato do PT, Pedro Gomes, apoiado pelo prefeito Roger Linhares, somam 18%.
O mais rejeitado é o ex-prefeito Ricardo Camarço: 23,50% disseram não votar nele de jeito nenhum.
Os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 39,75% e há 5% de eleitores ouvidos que não emitiram opinião a respeito sobre se rejeitam ou não os concorrentes.
CERTEZA DO VOTO
O espaço de mudança do voto entre os eleitores de José de Freitas é inferior a 50%. Segundo afere a pesquisa Data AZ, 53,25% dos votantes afirmam que sua escolha é definitiva, ante 31,25% que admitem mudar.
Os que não sabem nem opinam a respeito somam 14,50%.
Já no que diz respeito a avaliar quem é o candidato com mais chances de vencer, 39,75% dizem que será Dr. Dinan quem vai ganhar as eleições para prefeito, ante 29,50% dos que consideram que o vitorioso será Pedro Gomes.
Os que apostam na eleição de Ricardo Camarço somam 1,75% e há 29% de eleitores que não sabem quem pode ser o vencedor da disputa municipal em José de Freitas.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Universo da Pesquisa: Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de José de Freitas.
Tamanho da amostra: 400 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 230 na zona urbana e 170 na zona rural.
Margem de erro: 4,4% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%
Responsabilidade técnica: o Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-01952/2024
Período de realização da pesquisa: 19 e 20 de agosto de 2024.
Fonte: Instituto Data AZ