Governo planeja criar "WhatsApp" nacional para garantir segurança de órgãos

O novo serviço de mensagens visa preservar o sigilo das comunicações sensíveis, especialmente entre funcionários da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

Por Rayfran Junior,

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) planeja anunciar uma licitação para contratar um serviço de troca de mensagens por celular, semelhante ao WhatsApp, mas com foco corporativo e restrito inicialmente aos servidores da agência. Segundo o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, o sistema será um projeto piloto, com o potencial de ser implementado em todos os órgãos federais no futuro.

Foto: André Zimmerer/DivulgaçãoO presidente da ABDI, Ricardo Capelli
O presidente da ABDI, Ricardo Capelli

O desenvolvimento desse serviço surge em um contexto em que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o funcionamento da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, devido ao descumprimento de ordens judiciais. Embora a ideia de uma plataforma própria de mensagens tenha surgido antes desse embate, a proposta visa garantir maior segurança nas comunicações do governo.

Capelli destaca a importância de criar um sistema de mensagens totalmente brasileiro, devido a preocupações de segurança, como o caso de espionagem envolvendo a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, que grampeou autoridades brasileiras no passado, como a ex-presidenta Dilma Rousseff. O novo serviço visa preservar o sigilo das comunicações sensíveis, especialmente entre funcionários da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo a ABDI, mais de dez empresas brasileiras já demonstraram interesse em desenvolver essa plataforma. A ABDI acredita que o custo do projeto não será elevado, já que as empresas estão dispostas a colaborar com o governo no desenvolvimento da tecnologia. O objetivo é garantir a soberania nacional e a segurança das informações sensíveis trocadas pelas autoridades.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar