TV Clube noticia informação errada e gera intriga em Floriano

Afiliada da Globo no Piauí afirmou que uma operação em Landri Sales foi na prefeitura de Floriano

Por Redação do Portal AZ,

Em matéria feita hoje pela TV Clube, afiliada da Globo no Piauí, sobre Operação Karma deflagrada ontem (27) pela Policia Federal em Landi Sales, a equipe jornalistica cometeu um grave erro e que serviu de mote para que oposicionista da gestão da cidade de Floriano atacassem o atual prefeito, Antonio Reis (PSD).

A operação

A operação versava sobre desvios de recursos dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) no nordeste do Piauí. As investigações revelaram ainda irregularidades por parte de professores e servidores comissionados que não cumpriam a carga horária ou não prestavam serviços, configurando "funcionários fantasmas" em Landri Sales. 

Foto: Reprodução/Redes SociaisOperação da PF em Landri Sales
Operação da PF em Landri Sales

As diligências confirmaram as denúncias e indicaram que alguns servidores estavam devolvendo parte de sua remuneração ao responsável pela nomeação. A operação visa quantificar os valores desviados e identificar outros envolvidos, que podem ser responsabilizados pelo crime de concussão. 

Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Federal de Floriano.

O erro

Ao noticiar o caso durante a manhã de hoje (28), em telejornal da TV Clube, foi noticiado que a operação havia sido em Floriano, quando na verdade em Floriano saiu apenas a autorização da vara competente e que autorizou as investigações em Landri Sales, por ser uma operação que necessitava de autorização juridica de uma vara federal para ser realizada.

Segundo a Policia Federal e a Prefeitura de Floriano, não houve operação na cidade de Floriano e tampouco contra orgãos da prefeitura ou seus servidores.

Após circular as informações erradas e que noticiou-se que houve erro, a TV Clube pediu desculpas pela gafe, mas o estrago já tinha sido feito.

As fakes

Durante todo o dia, perfis oposicionista no Instagram e pessoas ligadas ao candidato da oposição em grupos de WhatsApp, circularam a informação errada que houve operação em Floriano dentro da prefeitura, espalhando Fake News.

Ainda ontem, durante caminhada, pessoas ligadas a candidatos do PT sairam pelas ruas falando e expondo bonecos de funcionários fantasmas, o que causa suspeita sobre a informação errada ter sido articulada para prejudicar o prefeito, dizem pessoas próximas a Antonio Reis.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar