Eleitores podem justificar ausência em cinco pontos de Teresina

Confira os locais e prazos para justificativas de ausência ao segundo turno das eleições, com opção de aplicativo e suporte presencial na capital

Por Carlos Sousa,

Neste domingo (27), eleitores com domicílio eleitoral em municípios onde ocorre segundo turno poderão justificar a ausência em cinco locais específicos de Teresina, das 8h às 17h, conforme orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Os pontos de atendimento foram organizados para facilitar a justificativa para quem está fora de seu domicílio eleitoral.

Foto: • TSEUrna eletrônica utilizada nas eleições brasileiras• TSE

Pontos de Justificativa em Teresina

Para atender a demanda, o TRE-PI disponibilizou mesas receptoras em cinco locais estratégicos da capital:

- Aeroporto Senador Petrônio Portella: Av. Centenário, s/n, Aeroporto
- Arquivo Central do TRE-PI: Rua Eliseu Martins, 1640, Centro
- Rodoviária Governador Lucídio Portella: Av. Pres. Getúlio Vargas, 2620, Catarina
- Teresina Shopping: Av. Raul Lopes, 1000, Noivos
- Riverside Shopping: Av. Ininga, 1201, Jóquei

Além de Teresina, diversas zonas eleitorais do interior do Piauí também terão locais para justificativa. Esses locais serão informados posteriormente pela Justiça Eleitoral.

Justificativa via Aplicativo e-Título e Sistema Justifica

Para os eleitores fora de seus domicílios eleitorais, como aqueles de Fortaleza (CE) ou São Paulo (SP), também há a opção de justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, que, segundo o chefe da Sessão de Orientação às Zonas Eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo, é vantajosa no dia da eleição. “Com o e-Título, a justificativa no dia é mais prática, pois não é preciso comprovar a ausência”, explicou.

Outra possibilidade é o Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite o envio da justificativa para aqueles que não puderem acessar o aplicativo.

Prazos e Documentação Necessária

Para quem não votou no primeiro turno, em 6 de outubro, e não justificou a ausência, o prazo para apresentar a justificativa é até o dia 5 de dezembro deste ano, mediante comprovação como passagens de viagem e atestados médicos.

Eleitores ausentes neste segundo turno têm até 60 dias após a votação para justificar a ausência. A multa para quem não justificar no prazo é de R$ 3,51. 

Fonte: TRE-PI

Comente

Pequisar