Presidente dos Estados Unidos deve ser revelado na noite desta terça-feira (5)
O resultado final pode ser revelado ainda nesta noite, onde Kamala Harris e Donald Trump terminam disputa pela presidência dos Estados Unidos
Os Estados Unidos chegam ao fim do processo eleitoral nesta terça-feira (5), quando o mundo poderá conhecer o próximo presidente para o período de quatro anos: Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, ou o ex-presidente Donald Trump, pelo Partido Republicano. Ao contrário de muitos países, o sistema eleitoral norte-americano não é baseado diretamente no voto popular, mas no Colégio Eleitoral, sistema indireto que determina o resultado final da eleição.
No Colégio Eleitoral, cada estado possui um número específico de delegados, totalizando 538 votos. Para vencer, o candidato precisa alcançar 270 desses votos, o que significa que é possível vencer sem ser o mais votado em nível nacional. Esse ato já aconteceu em eleições passadas, como em 2016, quando Donald Trump foi eleito mesmo com quase 3 milhões de votos populares a menos que sua adversária, Hillary Clinton.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O número de delegados por estado é proporcional à população. A Califórnia lidera com 54 delegados, seguida por Texas (40), Flórida (30) e Nova York (28). Em estados como Nebraska e Maine, a distribuição dos votos do Colégio Eleitoral é proporcional, enquanto na maioria dos demais estados, o sistema é “winner takes all” — ou seja, o candidato com mais votos populares no estado leva todos os delegados.
Em algumas regiões dos EUA, o resultado costuma ser previsível, com estados que apoiam tradicionalmente um partido específico. Já os chamados “swing states”, como Arizona, Pensilvânia, e Wisconsin, são estados onde o resultado é incerto e podem ser decisivos na eleição. Se houver um empate de 269 a 269 delegados, a Câmara dos Deputados dos EUA é quem escolhe o presidente, com cada estado tendo direito a um único voto.
Voto antecipado e expectativa
Nos EUA, muitos eleitores têm a opção de votar antecipadamente, o que reduz filas e agiliza o processo no dia da eleição. O voto antecipado pode ser feito por correio ou pessoalmente em locais específicos, e até o momento, mais de 80 milhões de americanos já usaram essa modalidade.
O resultado final pode ser revelado na noite desta terça-feira, mas a contagem completa dos votos e a possível contestação de resultados em swing states podem estender o processo.
Fonte: Com informações da Agência Brasil