Coleta de lixo em Teresina entra em greve a partir desta sexta-feira (22)
A decisão de paralisar as atividades foi unânime entre os trabalhadores, que reivindicam pagamentos de horas extras e denúncia de jornadas de trabalho excessivas
A coleta de lixo será paralisada em Teresina a partir desta sexta-feira (22). A decisão de grevar por tempo indeterminado foi tomada nesta segunda-feira (18) durante assembleia realizada pelos trabalhadores do setor, que reivindicam pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e o depósito do FGTS, além de denunciar jornadas de trabalho excessivas.
A insatisfação com as condições de trabalho levou à rejeição da contraproposta apresentada pela empresa Aurora, atual responsável pelo serviço, contratada em caráter emergencial pela Prefeitura de Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com Jonathas Miranda, presidente do sindicato da categoria, a decisão pela greve foi unânime. “Levamos a proposta para os trabalhadores, mas ela foi rejeitada. O encaminhamento foi pela deflagração da greve e, com o prazo de 72 horas para notificação, os serviços serão paralisados na sexta-feira”, explicou.
A coleta de lixo em Teresina está sendo realizada por meio de um contrato emergencial com a empresa Aurora, após a suspensão da licitação para a escolha de uma nova prestadora pelo Tribunal de Contas. A suspensão ocorreu devido à identificação de supostas irregularidades no processo licitatório.
A Prefeitura ainda não se manifestou sobre as medidas que serão tomadas para minimizar os impactos da paralisação.
Fonte: Portal AZ