Rafael Fonteles discute inovações tecnológicas para o Piauí em reunião com Lula

Os investimentos tecnológicos contemplam principalmente a área da saúde, que permite atendimentos médicos remotos e já realizou mais de 250 mil procedimentos desde sua implantação no ano passado

Por Rayfran Junior,

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em Brasília na terça-feira (25) para uma reunião com o presidente Lula, onde discutiu investimentos estratégicos para o estado e apresentou inovações tecnológicas que estão modernizando os serviços públicos, especialmente na área da saúde.

Foto: Reprodução/InstagramRafael Fonteles e Lula em novo encontro sobre investimentos para o Piauí
Rafael Fonteles e Lula em novo encontro sobre investimentos para o Piauí

Um dos destaques da reunião foi o Piauí Saúde Digital, plataforma que permite atendimentos médicos remotos e já realizou mais de 250 mil procedimentos desde sua implantação no ano passado. Com presença em 222 municípios, o sistema tem facilitado o acesso da população a consultas e exames sem necessidade de deslocamento.

Durante o encontro, Fonteles destacou que 2025 será um ano marcado por grandes entregas do Governo Federal no Piauí, com avanços na infraestrutura logística, hídrica e social. “Como o próprio presidente diz, é o ano da colheita daquilo que foi planejado”, afirmou.

Além disso, Fonteles apresentou a SoberanIA, a primeira plataforma brasileira de inteligência artificial desenvolvida com base de dados integralmente em português. O projeto, inspirado no ChatGPT, visa reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras e otimizar serviços públicos no estado. O supercomputador responsável por rodar a ferramenta já está em operação no data center da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).

Diálogo sobre Energias Limpas

Ainda em Brasília, o governador se reuniu com especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Clima e Sociedade (ICS) para discutir estratégias de descentralização da produção de energia limpa, iniciativa que pode gerar novas oportunidades econômicas para o Piauí e todo o Nordeste.

"Foi um debate enriquecedor para avançarmos na agenda de energias renováveis, gerando emprego e renda para nossa gente!", comentou Fonteles.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar