Nunes Marques é reconduzido como ministro titular do TSE
Atual vice-presidente do tribunal, ele assumirá a presidência em agosto de 2026
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi reconduzido nesta quarta-feira (21) para mais um mandato de dois anos como integrante titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada durante sessão plenária do STF. Seu mandato atual na Corte Eleitoral termina no próximo dia 25 de maio.

Seguindo a tradição, o ministro reconduzido não vota em si mesmo. Com isso, Nunes Marques recebeu 10 votos dos colegas de STF, enquanto o ministro Dias Toffoli teve um voto.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Nunes Marques é o atual vice-presidente do TSE e ocupa uma cadeira como membro efetivo desde maio de 2023. Com a saída da ministra Cármen Lúcia, prevista para o fim de agosto de 2026, ele assumirá a presidência do tribunal.
O TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral no Brasil e é formado por sete ministros: três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados da classe dos juristas, escolhidos com base no notório saber jurídico e idoneidade. Os ministros exercem mandatos de dois anos, com direito a uma recondução consecutiva, exceto os oriundos do STJ, que só podem atuar por um biênio.
Fonte: STF