Rafael substitui Regina por João de Deus em secretaria social enfraquecida
O petista raiz vai pegar uma pasta totalmente esvaziada
O governador Rafael Fonteles (PT) postou em seu perfil na rede social X (ex-Twitter) que a partir de 1º de julho o ex-deputado estadual João de Deus Sousa vai ocupar a nova Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – que foi criada a partir da divisão da pasta para a criação de uma Secretaria do Trabalho, a ser entregue ao ex-deputado estadual Zé Santana.

Aparentemente, o governador agrada ao chamado PT raiz nomeando para o lugar da ex-governadora Regina Sousa um nome oriundo dos duros tempo em que o PT estava na oposição – coisa de uma geração, já que o partido está há 23 anos no poder. Porém, ao entregar a nova pasta a João de Deus, a divisão tirou atribuições e orçamento, ou seja, o petista raiz vai pegar uma pasta social enfraquecida.
O ocupante da nova Secretaria do Trabalho, que comandou o ato final de extinção da estatal de água e saneamento do Piauí, o ex-deputado Zé Santana é um neopetista, vindo do MDB, mas agora com ligações políticas firmemente ancoradas no ex-governador Wellington Dias, que a exemplo do PT, dos neopetista e de outros aliados, não deve ter qualquer importância em outro movimento político-eleitoral no tabuleiro em que Rafael Fonteles move as pedras.
O governador já avisou que a escolha de seu candidato a vice é pessoal, ou seja, deve recair não sobre um petista, mas a alguém que, ainda que filiado ao PT, tenha menos a qualidade da militância e mais o atributo da amizade pessoal com ele, Rafael.
Na postagem em que anunciou a indicação de João de Deus e de Zé Santana para as pastas da Assistência Social e de Trabalho, o governador agradeceu a colaboração da ex-governadora Regina Sousa, informando que ela vai cuidar da saúde.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Portal AZ