Wellington Dias pede que população não viaje na Semana Santa e alerta para pico de pandemia no Piauí

Governador afirma que foram aplicados R$ 120 milhões na compra de testes rápidos

Por Marcelo Gomes,

O governador Wellington Dias afirmou neste sábado (04), durante live em suas redes sociais, que o Piauí terá um pico da pandemia de coronavírus nos próximos 30 dias. O chefe do executivo estadual pediu para que a população evite viajar no período da Semana Santa como medida de prevenção ao vírus. 

Wellington Dias pede que população não viaje na Semana Santa e alerta para pico de pandemia no Piauí (Foto: reprodução Instagram)

Wellington falou sobre as mudanças das celebrações no estado em decorrência da Covid-19. Na sexta (03) foi publicada uma portaria autorizando a suspensão dos serviços de transportes intermunicipais de passageiros, na modalidade rodoviária nos dias 06 a 12 de abril. 

“Normalmente na Semana Santa temos eventos com grandes aglomerações e estamos recomendando aos líderes religiosos alternativas de realizar retiros espirituais e procissões nas redes sociais. Sei que é difícil, mas peço que os piauienses mudem suas rotinas, aqueles que têm o costume de viajar, como eu, deixe para uma próxima como maneira de evitar uma proliferação do vírus no estado, principalmente nesses próximos 30 dias, onde a tendência é que aumente os casos de coronavírus no Piauí” disse. 

Wellington Dias relatou ainda que para agilizar o diagnóstico de pacientes contaminados com a Covid-19 no estado, o governo adquiriu da China mais de 17 mil kits para exames rápidos.

Piauí recebe mais de oito mil testes para realização de exames da Covid-19 (Foto: divulgação)

“Na sexta recebemos mais de 17 mil kits para exames rápidos e autorizei também a compra de mais 110 mil kits. Ao total foram aplicados R$ 120 milhões para os testes rápidos, mas continuaremos realizando os exames tradicionais no Laboratório Central com o objetivo de garantir uma maior eficiência nos resultados”, explicou. 

Piauí precisa de mais 500 mil testes

O governador informou que o Piauí precisaria de mais 500 mil testes para ter um acompanhamento real do coronavírus no estado, principalmente das pessoas que não apresentam sintomas da doença. 

“O Nordeste assumiu uma posição de comprar esses testes a onde estiver e o Piauí adquiriu 117 mil, mas iremos precisar de 300 a 500 mil testes para realizar exames em toda rede de saúde pública e privada. Até o momento só realizamos 800 exames e com certeza o Piauí não tem somente 22 casos, são bem mais e que irão aparecer nos próximos dias, por isso precisamos continuar com o isolamento social e ter um dado real e um acompanhamento certo de pessoas que possam estar infectadas”, explicou.

O uso da tecnologia no combate ao vírus

Wellington Dias também comentou que o Piauí vai usar um equipamento de geolocalização que foi doado pela Gol Linhas Aéreas e que detectará aglomerações e fluxo de pessoas no período da Semana Santa. Segundo o governador, as medições ocorrerão nas fronteiras de Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba. 

O governo também está finalizando um aplicativo onde o usuário poderá informar possíveis sintomas da Covid-19. 

“Com o aplicativo será possível que pessoas sejam receitadas e consultadas e até mesmo encaminhadas para um atendimento adequado. Iremos acionar a rede municipal e estadual para viabilizar esse atendimento no aplicativo, onde também será solicitado outras informações pessoais sobre doenças. Peço a todos os piauienses que fiquem em casa, liguem para os parentes e evitem uma proliferação do vírus no estado. O estado não tem leitos suficientes, estamos ampliando isso, mas precisamos da ajuda da população, o isolamento social é fundamental no combate ao coronavírus”, finalizou Wellington Dias. 

Coronavírus no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta sexta-feira (03) que chegou a 22 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí. Na quinta-feira (02) a Sesapi havia registrado 19 casos confirmados da Covid-19 no estado.

Chega a 22 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí (Foto: reprodução internet)

De acordo com o boletim divulgado, 19 casos positivos são de Teresina, um em Parnaíba, um em São José do Divino e o mais recente em Campo Maior, com um caso confirmado. O número de óbitos continua em quatro, mas a secretaria investiga a morte de duas pessoas com sintomas suspeitos do vírus em Teresina  e no município de  Simplício Mendes.

Segundo a Sesapi, subiu para 288 o número de casos suspeitos do coronavírus no Piauí e 544 já foram descartados. Em relação aos casos curados, a Sesapi está aguardando a orientação do Ministério da Saúde sobre como fazer esse diagnóstico. 

Matérias relacionadas:

Chega a 22 o número de casos positivos de coronavírus no Piauí    

Governador suspende circulação de transportes intermunicipais na Semana Santa    

Piauí recebe mais de oito mil testes para realização de exames da Covid-19    

Professor da UFPI testa positivo para coronavírus; 20º caso confirmado no Piauí    

Homem morre no HGV com suspeita de coronavírus; Sesapi investiga    

Comente

Pequisar