Oftalmologista Mansueto Magalhães morre aos 86 anos por covid-19

O médico estava internado em um hospital particular, mas não resistiu às complicações da doença

Por Fernanda Gil Lustosa,

O médico oftalmologista Mansueto Martins Magalhães, 86 anos, faleceu na noite desta quinta-feira (30), vítima do novo coronavírus. O médico estava internado em um hospital particular, mas não resistiu às complicações da doença.

Morre o médico Mansueto Martins Magalhães, vítima de covid-19 (Foto:Divulgação)

Além de médico, Mansueto Magalhães também atuava como professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele deixa quatro filhos, Mansueto Filho, Audrey, Mônica e Anne; e a esposa, dona Célia. 

Em nota o Conselho Regional de Medicina manifestou pesar pelo falecimento do médico. Também destacou o legado do profissional para a medicina do Piauí. "Sem dúvidas, um grande médico a quem sempre tivemos admiração e respeito", diz a nota. 

O prefeito Firmino Filho através das redes sociais lamentou a morte do médico. "Quando peço a vocês para ter todo cuidado e não relaxarem, é porque esse vírus é traiçoeiro e a gente nunca sabe como reagiremos a ele.  Meus pêsames à família e aos amigos do Dr. Mansueto. Com certeza fará muita falta, inclusive para mim. Teresina perdeu mais um grande homem pra Covid-19. Dr. Mansueto Magalhães foi meu oftalmologista durante 40 anos. Hoje se despede deixando o filho ainda lutando contra a doença", escreveu.

Prefeito lamenta nas redes sociais (Foto:Reprodução)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí também se solidarizou pelo falecimento do profissional. “A Defensoria Pública do Estado do Piauí lamenta o falecimento do médico oftalmologista e professor da Universidade Federal do Piauí, Mansueto Martins Magalhães, marido da Defensora Pública Célia Leite Martins Magalhães, ocorrido nesta quinta-feira (30), em Teresina”.

Nota do CRMPI (Foto:Divulgação)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde Mansueto dava aulas, o agardeceu pela dedicação e serviços prestados à instituição. "A Administração Superior e toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí comunicam e lamentam o falecimento do Dr. Mansueto Magalhães, ocorrido nesta quinta-feira (30). Dr. Mansueto Magalhães é oftalmologista e professor aposentado da UFPI. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados à UFPI e ao Estado do Piauí”, diz a nota.

Na manhã de hoje (31), Teresina registrou a segunda morte de médico por covid-19 em 24h. O diretor do Samu, José Ivaldo Oliveira não resistiu às complicações da doença, após passar 40 dias na UTI de um hospital particular. 

Matéria relacionada:

Diretor médico do Samu de Teresina, José Ivaldo, morre vítima da covid-19    

Piauí contabiliza mais de 1,2 mil casos confirmados e 25 mortes por covid-19 em um dia, diz Sesapi

Comente

Pequisar