Wellington Dias prorroga medidas restritivas e toque de recolher será às 22h no Piauí

Nova regras iniciam nesta sexta-feira (05) e serão válidas até 15 de março

Por Marcelo Gomes,

(Atualizada às 21h20)

Como o Portal AZ havia noticiado mais cedo, o governador Wellington Dias (PT) prorrogou as medidas restritivas no Piauí e ampliou o toque de recolher que agora será das 22h às 5h em todo o estado. As novas regras começam a valer nesta sexta-feira (05) e seguem até 15 de março. O novo decreto será assinado e publicado até quinta-feira (04).

Wellington Dias prorroga medidas restritivas e toque de recolher será às 22h no Piauí (Foto: divulgação)

Bares e restaurantes só poderão funcionar na semana até às 21h. O chefe do executivo estadual manteve o lockdown parcial nos dois próximos finais de semana (06, 07, 13 e 14 de março). Durante esses dias só funcionarão serviços essenciais que foram determinados no antigo decreto.

Wellington Dias ressaltou que a situação atual é preocupante e que o Estado está investindo em reforçar a rede de saúde estadual, mas que a prevenção ainda é a melhor saída, por isso é preciso empenho também por parte da população. “Nosso objetivo com as medidas é reduzir internações até junho, evitar colapso na rede de saúde e, consequentemente, reduzir óbitos. Toda vida salva importa”, relatou o governador nesta quarta-feira (03). 

O toque de recolher será das 22h às 5h do dia seguinte. Durante esses horários, será proibida a circulação de pessoas em vias públicas, a menos que seja apresentada uma justificativa aceitável. Eventos sociais, festas e shows permanecem proibidos.

O comércio seguirá funcionando das 8h às 17h; shoppings das 12h às 21h. O objetivo das novas restrições é conter o avanço de casos da covid-19 no Piauí.

As ações foram anunciadas após reunião com o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, que aprovou as últimas recomendações do COE Técnico-Científico. Participaram da reunião, entre outros órgãos, o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, OAB, Defensoria Pública, Vigilância Sanitária e PRF. A vice-governadora, Regina Sousa e o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, também estavam presentes.

Entenda o caso

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fio Cruz evidenciou que diante do cenário atual, sem um rito acelerado de vacinas e medidas restritivas adicionais, as mortes por covid-19 devem aumentar consideravelmente no estado. Segundo os dados, até o dia 14 de maio, o pico deverá atingir 23,29 mortes diárias e 31,35 em um pior cenário.

Matérias relacionadas:

Com aumento de casos, governador Wellington Dias vai prorrogar medidas restritivas 
Pesquisa da Fiocruz e UFPI aponta que Piauí poderá atingir pico de 31 mortes diárias

Comente

Pequisar