Governo do Piauí prevê vacinar toda população adulta contra covid-19 até outubro

"Vamos acelerar a vacinação nos 224 municípios", relata Wellington Dias

Por Vitória Pilar,

O governador Wellington Dias (PT) afirmou neste sábado (05), em vídeo divulgado nas redes sociais, que há uma possibilidade de que todos os piauienses com mais de 18 anos sejam vacinados contra a covid-19 até o mês de outubro. 

Governo do Piauí prevê vacinar toda população adulta contra covid-19 até outubro (Foto: Agência Brasil)

O chefe do executivo estadual citou que nas próximas semanas há uma expectativa na aprovação da Anvisa de mais doses da Sputnik e Cavaxin, além de 6 milhões de doses que serão enviadas pelos Estados Unidos ao Brasil e países da América Latina. Com isso, segundo o petista, será ampliado a campanha de imunização para mais faixas etárias. 

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já começou a vacinar os grupos de 57, 58 e 59 anos. A vacinação prosseguirá na próxima semana, inclusive com a entrada de grupos essenciais, entre eles, comunicação, educação e limpeza. 

"Queremos vacinar todas as pessoas no Piauí com mais de 18 anos. Vamos garantir agora a vacinação de quem tem entre 55 e 59 anos e dar prosseguimentos aos grupos com comorbidades, gestantes, pessoas com deficiência e profissionais atuantes. Vamos acelerar a vacinação nos 224 municípios e agora, com acesso a diversas vacinas, com certeza vamos conseguir imunizar todo o povo do Piauí”, disse o governador.

"Vamos acelerar a vacinação nos 224 municípios", relata Wellington Dias (Foto: divulgação)

Dias informou que cerca de 50% das próximas doses de vacina que chegarão ao Piauí serão destinadas para a população geral sem comorbidades em idade decrescente a partir de 59 anos. 

Além disso, que 30% serão usadas para dar continuidade à imunização do público com comorbidades. Os outros 20% será utilizado para categorias consideradas essenciais nas áreas de saúde, educação, jornalismo, serviço social, limpeza pública e outras, observando as diferentes normativas especificas.

Próximas doses de vacinas 

A população em geral sem comorbidades e trabalhadores de atividades essenciais como jornalismo, educação e limpeza pública serão os próximos a serem vacinados contra a covid-19 no Piauí. Os novos grupos foram decididos durante reunião realizada, nesta sexta-feira (04), com membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) na Comissão Intergestores Bipartite(CIB) da Sesapi.  

Segundo a Sesapi, a ideia é vacinar a população de 18 a 59 anos a partir da próxima semana com a chegada de novas doses. Conforme a secretaria, a vacinação ocorrerá por ordem decrescente a partir de 59 anos. 

Matéria relacionada: 

Próximas doses de vacinas serão destinadas para população em geral e grupos essenciais no Piauí

Comente

Pequisar