TRE-PI Sebastião promete combate a compra de votos e Fake news

O Novo presidente do TRE promete rígido combate à compra de votos e fake news no Piauí

Des Sebastião Martins
Des Sebastião Martins

                O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, revelou, em entrevista exclusiva ao Jornal O Dia, que o órgão atuará de forma incisiva contra o abuso do poder econômico e a compra de voto nas eleições municipais que ocorrerão nos 224 municípios do Piauí em outubro deste ano. O pleito marcará a primeira eleição da era da inteligência artificial de forma mais atuante no Brasil e esta será uma das grandes preocupações do órgão. Segundo o novo presidente do TRE, o candidato que utilizar de forma inadequada as plataformas de Inteligência Generativa (IA) poderá ter a candidatura cassada e, caso vença a disputa eleitoral, poderá até mesmo perder o mandato. O desembargador falou ainda sobre temas polêmicos como o combate às candidaturas femininas laranjas, participação dos jovens nas eleições e revelou detalhes da operação de segurança que será realizada em todo o Piauí.

Confira aqui: https://portalodia.com/noticias/piaui/novo-presidente-do-tre-promete-rigido-combate-a-compra-de-votos-e-fake-news-no-piaui-404698.html

 Justiça Itinerante realiza atendimentos gratuitos no CENTRO POP nesta sexta-feira (19)

Justiça Itinerante
Justiça Itinerante

Nesta sexta-feira (19), a Justiça Itinerante realiza, na rua Clodoaldo Freitas, nº 1011, próximo ao Ginásio Dirceu Arcoverde,  (Verdão), Centro-Norte de Teresina, uma jornada de atendimentos gratuitos no Centro de Valorização para População em Situação de Rua (CENTRO POP), a partir das 08h mediante a entrega de senhas. De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a jornada faz parte do 1º Mutirão Interinstitucional PopRuaJud, promovido pela Seção Judiciária do Piauí-SJPI, em parceria com o Judiciário piauiense.

“Estaremos levando, à convite do coordenador do Comitê Local do PopRuaJud no âmbito da SJPI, Dr. Felipe Gonçalves Pinto, uma série de serviços cidadãos à população teresinense, como a emissão de 1ª e 2ª vias de Registro Geral, Registro Civil, divórcio consensual, suprimento ou justificação de óbito, dentre outros serviços, voltados principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social”, explica a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão.

O mutirão faz alusão à Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades no âmbito do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ por intermédio da Resolução CNJ 425/2021. O objetivo da ação é fornecer o atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros para essa população, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

A Justiça Itinerante é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza em um só lugar, há 20 anos, serviços que visam à garantia do exercício da cidadania, gratuitamente.

Veja abaixo os serviços oferecidos e a documentação necessária para o atendimento de cada um:

Reconhecimento de paternidade:

– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:

– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:

– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

 Suprimento e dissolução de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:

– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:

– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):

– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

OAB-PI debate melhorias na estrutura e ampliação de atendimentos no INSS

Raylena
Raylena Alerncar com o Ministro Carlos Lupi

O objetivo principal foi discutir os aspectos sociais da previdência no estado, bem como as melhorias necessárias na estrutura física das agências

Durante uma série de encontros em Brasília, focados em encontrar soluções para as demandas da advocacia no Piauí, a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raylena Alencar, teve uma importante reunião com o Ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi. O objetivo principal foi discutir os aspectos sociais da previdência no estado, bem como as melhorias necessárias na estrutura física das agências e outras solicitações da advocacia.

Para Raylena Alencar, a reunião destaca o diálogo constante mantido pela OAB-PI com as instituições públicas visando melhorias nas condições de trabalho dos advogados e um acesso mais eficiente dos cidadãos aos seus direitos.

"Nos reunimos com o Ministro Carlos Roberto Lupi para discutir a continuidade dos mutirões de perícias médicas e avaliações sociais, visando reduzir a fila de espera por atendimentos.

Também apresentamos ao Ministro os pedidos da advocacia em relação à estrutura física dos postos de atendimento. O Ministro prontamente nos atendeu e anunciou sua visita às agências no Piauí em breve, para verificar as melhorias necessárias", explicou.

Durante o encontro, o Ministro da Previdência Social destacou a significativa adesão da sociedade piauiense aos mutirões realizados em todo o estado e comprometeu-se a atender às solicitações dos advogados trazidas pela secretária-geral da OAB Piauí.

Raylena Alencar reiterou o compromisso de trabalhar por melhorias para a classe. "Como representantes da Ordem, temos o compromisso com a advocacia de levar sempre as demandas importantes da classe, que luta diariamente pela justiça social, às autoridades que possam solucioná-las", destacou.

Fonte:Tarcio Cruz Repórter Jornal o Dia / TJ-PI / OAB-PI.

Parabéns para nossa querida aniversariante de hoje, Ide Coelho

Pensamento do dia
Pensamento do dia

Comente

Pequisar