A multiplicidade informativa

Por Josenildo Melo

​A Revista Oeste em seu site informa que para 55% (cinqüenta e cinco por cento) dos brasileiros; preços nos supermercados tiveram alta no governo Lula. Eis Brasil real e diferente do apresentado pela mídia estatizada. Vamos mudar de assunto? Já não basta você todo dia publicando artigo no Influente e Conceituado Portal AZ? Tá vendo como pensam os céticos e o Mundo? Certo mesmo é que a temática não é enchentes e muito menos aspectos políticos. Acabaram de chegar 10 (dez novos livros) que coisa boa. Nossos amigos e benfeitores norte americanos não falham. Teve uma época que cheguei a pensar que ficaria sem acesso à multiplicidade informativa. Compro 12 (doze) livros por ano. Um livro pra cada mês, mas isso não e suficiente pra ficar bem informado. Graças a Deus, à Igreja e meus amigos americanos, agora recebo 10 (dez livros) por mês e gratuitamente. Livros bons e de panoramas gerais. Sempre tive “medo” de não ter acesso a uma multiplicidade informativa. Existem no mundo inúmeras pessoas que apenas tem acesso a monoplicidade informativa (uma única fonte de informação).

​O que é isso? Geralmente é uma mão única de informação. Livro continua não sendo prioridade no Brasil. Lembro que já vi movimentação de todo tipo de arrecadação na Igreja Católica; menos a de livros. Normalmente distribuem apenas os livros considerados aceitos pela Igreja (isso em pleno século XXI). Lembro que quando era Presbiteriano eu via os irmãos passando livros de mão em mão. No Presbiterianismo é comum a doação de livros aos membros da Igreja. Começa pelos Pastores. Estão sempre doando livros novos e bons. Os Presbiterianos são cultos, inteligentes, sábios em seu modo de portar-se. Possuem um imenso respeito pela liberdade individual e propriedade privada. Está com saudades? Não. Respeito. Mas finalmente me encontrei espiritualmente. A Igreja Católica tem tudo que precisamos e é a Igreja que podemos comungar o corpo e o sangue de Cristo, diariamente. Deixou de se preocupar com os erros dos Padres e a busca da santidade? Estamos sempre vigilantes. Afinal não são autônomos como imaginam. São “servidores públicos” da Santa Igreja. É a Igreja de Deus. E hoje compreendo que muitos deles vivem em mão única de ideias e formação.

​O que é uma multiplicidade informativa? É o viver e conviver com diversas correntes de pensamento. Por exemplo, esse nosso benfeitor norte americano nem cristão é (ele é judeu); pertencente ao Judaísmo. Mas pense em uma pessoa que ler muito mais livros cristãos do que até mesmo aqueles que se dizem cristãos. E olha na área de saúde os Judeus são feras e não somente nesta área. Os Judeus são possuidores de multiplicidade informativa. A variedade informativa e de conhecimento nos faz mais humano e menos falastrão. Quantos vivem a pregar diariamente sobre humanismo e amor e são pessoas frias e desumanas. Tem gente mais desumana e pragmática do que Bispos e reitores de seminários? Esse tipo de gente não dar um passo sem pensar no que “lucrar”. Dificilmente vivem o hoje; estão sempre na defensiva e “armados na vida”.

​Dez livros (10) com temas variados/diferentes. Vai ser mês de maio daqueles. Menos política e mais informação e conhecimento? Oxente; política é essência. É vida!

Comente

Pequisar