Paciente denuncia espera de mais de um ano para cirurgia urgente no HU

Jovem aguarda intervenção na coluna enquanto enfrenta adiamentos sucessivos

Por Redação do Portal AZ,

Uma paciente da cidade de Pio IX, identificada apenas pelas iniciais L.F., de 23 anos, expõe o drama vivido ao esperar por mais de um ano por uma cirurgia urgente na coluna. 

Diagnosticada com Listese de grau 3 e 4 aos 22 anos, L.F. necessita com urgência de uma intervenção cirúrgica para evitar a perda dos movimentos das pernas. O procedimento estava marcado para fevereiro de 2023, mas até o momento não ocorreu.

Após tentativas fracassadas de conseguir o tratamento no setor privado, L.F. recorreu ao Sistema Único de Saúde (SUS) por falta de recursos. Teve a cirurgia marcada para 14 de fevereiro de 2023 no Hospital Universitário em Teresina. Contudo, sucessivos adiamentos e falhas hospitalares impediram a realização da intervenção, deixando a paciente em sofrimento constante e sem perspectiva de melhora.

Foto: Foto: reprodução internetHospital Universitário de Teresina
Hospital Universitário de Teresina

Um dos principais obstáculos foi a falta de um parafuso específico necessário para a cirurgia de L.F. Em várias ocasiões, a paciente foi informada de que o material essencial não estava disponível, levando ao adiamento repetido da intervenção. 

Mesmo após meses de espera e diversas tentativas de remarcação, a jovem continua sem receber a cirurgia.

A família relata que a jovem ainda passou por diversas internações em Teresina, sempre com adiamentos referente ao parafuso faltante para o procedimento cirurgia.

A família de L.F. buscou ajuda junto às autoridades de saúde locais e políticos, mas até o momento não obteve sucesso na resolução do problema. Enquanto isso, a jovem continua a enfrentar dores intensas e a deterioração de sua condição física.

Leia pequeno relato da família sobre o drama da garota 

“Após meses correndo atrás dessa remarcação, em setembro de 2023 o hospital remarcou a cirurgia para 03/01/2024. Ao dar entrada no hospital (HU) em 02/01/2024, o médico que a atendeu falou que iria verificar se tinha o parafuso necessário para a cirurgia da mesma, e voltou informando que tinha, e mais uma vez LF foi internada. Em 03/01/2024 levaram LF para o pré-operatório para a realização da cirurgia, e lá após passar horas aguardando, os médicos vieram informar que ela não iria ser operada naquele dia porque ainda não tinha o parafuso adequado para a cirurgia da mesma. Falaram que o médico que tinha checado o material no dia da internação, havia se enganado e que ela iria receber alta e que voltavam a remarcar a cirurgia dela. E de lá saiu mais uma vez LF sem realizar a cirurgia, sem nenhum documento para dar entrada no processo novamente e nunca foi reagendada para a cirurgia. Já aconteceram várias tentativas de remarcação e não obtém nenhum êxito, e LF vive hoje em uso de medicações o tempo todo devido às dores intensas que sente, já sente dormência nas pernas e não tem qualidade de vida por não poder se esforçar e precisar ficar em repouso a maior parte do tempo para evitar complicações no seu quadro de saúde. A família já pediu apoio a secretária de saúde de Pio IX e a vários políticos, mas  mesmo assim, não consegue realizar essa cirurgia e ao mesmo tempo que é tratada com descaso e falta de compromisso pelo Hospital Universitário de Teresina – PI, que vem cometendo a mesma falha e não busca resolver essa situação. A que ponto chega o descaso com a vida e saúde da população”. 

O Portal AZ não conseguiu localizar o médico Paulo Márcio, diretor à época do HU para explicações sobre esse caso. No momento, já fora do hospital, Márcio está preocupado com a sua pré candidatura a vice prefeito de Teresina na companhia di petista Fábio Novo.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar