Decreto flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos em Timon

O uso obrigatório da proteção permanece no transporte público, ambientes fechados e locais onde haja aglomeração

Por Fernanda Gil Lustosa,

A Prefeitura Municipal de Timon publicou um decreto onde prevê o uso opcional de máscaras em locais abertos. O decreto entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (21).

Decreto de flexibilização de uso de máscaras em ambientes abertos em Timon (Foto:Gov.br)

Segundo o documento, o uso obrigatório da proteção permanece no transporte público, ambientes fechados e locais onde haja aglomeração de pessoas (mesmo ao ar livre) como shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos e etc. 

“Estamos bem avançados na vacina e com o índice de transmissibilidade de 0,5 o que nos dá uma segurança na flexibilização. No entanto, sigo pedindo a população que não deixe de vacinar e sigam tomando todos os cuidados para evitar o contágio”, afirma a prefeita Dinair Veloso.

O decreto ainda flexibiliza medidas sanitárias, onde diz que os eventos, shows, espetáculos, festas e as atividades comerciais e de prestação de serviços incluindo bares e restaurantes poderão ocorrer até as 2h, como já previsto em lei, respeitando o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos) e limitação de público em 75% da capacidade do local.

“Será mantida a recomendação do uso de máscaras para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da COVID-19 (indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doenças renal crônica, pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso”, aponta o documento.

Vacinômetro

A cobertura vacinal em Timon já ultrapassou a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. O município já está com 92,8% da população com 12 anos ou mais com duas doses aplicadas e com quase 60% das crianças (5 a 11 anos) vacinadas com a primeira dose.


 

Comente

Pequisar