Rafael Fonteles apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP28 em Dubai

Em encontro com governadores brasileiros, gestor destacou o compromisso com a transição energética e ações de preservação ambiental durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas.

Por Carlos Sousa,

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participa da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a convite do presidente Lula. Nesta sexta-feira (1º), Fonteles apresentou o projeto de hidrogênio verde do Piauí, considerado um dos maiores do mundo, destacando ainda o compromisso do estado com a preservação ambiental e a transição energética.

Foto: Governo do PiauíRafael Fonteles na COP28
Rafael Fonteles na COP28

Durante um evento liderado pelo Consórcio Brasil Verde, um grupo composto por governadores brasileiros dedicado a discussões sobre meio ambiente e clima e sob gestão do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, Rafael Fonteles abordou temas como energias renováveis, transição energética, questões climáticas e soluções inteligentes.

O governador apresentou detalhes do projeto da usina de hidrogênio verde, que será implantada em Parnaíba, no litoral do Piauí, com o apoio bilionário da União Europeia. Fonteles compartilhou estatísticas que evidenciam os esforços do Piauí no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade ambiental.

Entre os destaques, o Piauí reduziu as emissões de gás carbônico em 41% no período de 2005 a 2021, superando a média nacional de 20%. Além disso, o estado foi o único do Matopiba a registrar uma redução de 5% no desmatamento do cerrado, conforme levantamento do governo federal divulgado na última terça-feira (28).

O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância de apresentar os avanços do estado e seus projetos, destacando a promissora trajetória do Piauí na sustentabilidade ambiental e na busca por energias limpas.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar