Lei sancionada por Rafael Fonteles visa aumentar doadores de órgãos no Piauí

Política estadual de conscientização e incentivo busca ampliar efetividade das doações e atender demandas de transplantes

Por Dominic Ferreira,

O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.356, de 22 de abril de 2024, que estabelece a política estadual de conscientização e incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos no Piauí. Com o intuito de informar e conscientizar a população sobre o tema, a medida busca promover uma cultura doadora na sociedade piauiense e aumentar o número de doadores, assim como a efetividade das doações no estado.

Foto: Reprodução/AscomGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

A iniciativa do Executivo Estadual pretende fomentar a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do assunto, garantindo que os órgãos responsáveis pelos transplantes no Piauí atendam prontamente às necessidades de saúde da população. Para alcançar tais objetivos, serão promovidas ações de formação continuada de gestores e profissionais de saúde e educação sobre o tema.

A política estadual de conscientização e incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos contemplará diversas estratégias, incluindo campanhas de divulgação e conscientização, atividades educativas em todos os níveis de ensino para disseminar conteúdos relacionados ao tema, e a inclusão de conteúdos e práticas sobre doação e transplante de órgãos nos cursos da área da Saúde oferecidos pelo Estado.

A lei prevê o desenvolvimento de programas de formação continuada para profissionais da saúde e da educação, visando abordar de maneira abrangente e eficaz o incentivo à doação e transplante de órgãos e tecidos.


 

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar