O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. Os réus respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Os réus incluem:
- Jair Bolsonaro (ex-presidente)
- Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin)
- Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)
- Anderson Torres (ex-ministro da Justiça)
- Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)
- Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)
- Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa)
- Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro)
As acusações incluem a elaboração do plano "Punhal Verde e Amarelo" para sequestro ou homicídio de ministros e a produção da "minuta do golpe" para decretar medidas de estado de defesa e de sítio no país. O julgamento pode resultar em penas de mais de 30 anos de prisão.
Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) será entregue a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor. A carteira dará aos professores descontos em eventos culturais, como cinema e teatro, e acesso a um cartão de crédito sem anuidade.
Os professores que se cadastrarem no site do Programa Mais Professores para o Brasil poderão obter a carteira, que é um documento de identificação destinado exclusivamente aos professores da educação pública e privada. As vantagens incluem:
- Descontos em eventos culturais
- Cartão de crédito sem anuidade
- Desconto de 15% nas tarifas de diárias de hotéis
A lei que autoriza a criação da carteira foi aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda sanção presidencial, que deve ocorrer em 15 de outubro.
De Office Boy a Coronel. (Uma história de superação)
Alípio relata sua trajetória de vida, marcada por desafios e superação. Ele:
- Nasceu em um povoado Alto Bonito, em Santa Cruz dos Milagres/PI e se mudou para Teresina aos 5 anos
- Perdeu a mãe aos 6 anos
- Estudou em escola pública e particular (com bolsa de estudo)
- Trabalhou como office boy antes de ingressar no Exército Brasileiro
- Foi promovido ao posto de Coronel após uma carreira de mais de 20 anos no Exército, passando por vários postos:
- Aspirante a Oficial
- 2º Tenente
- 1º Tenente
- Capitão
- Major
- Tenente-Coronel
- Coronel
Ele dedica sua promoção ao posto de Coronel ao seu pai Zé Pequeno Minervino, que foi sua fonte de inspiração e sempre acreditou nele. O autor também expressa gratidão a Deus por cuidar dele em cada momento da vida.
Fonte: Agência Brasil