Emergência
O governo do Piauí decretou estado de emergência zoossanitária em todo o território piauiense, para fins de prevenção da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade – Iaap.
Segundo o decreto, publicado na segunda-feira, a medida leva em conta a Portaria nº 587, de 22 de maio de 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias.
Medidas
Nesse período, o governo deve mobilizar equipes de profissionais da área de sanidade animal, adotar medidas de monitoramento e ações preventivas, em função do ingresso da gripe aviária em silvestres marinhas e do risco de sua disseminação em criações de subsistência e na avicultura industrial no Estado do Piauí.
Atentai! Atentai!
“Então eu proclamo, ó estúpidos de todos os tipos e imbecis de todas as espécies, cretinos de todo o mundo, estúpidas de toda laia, brava gentalha, tristes bobocas, parvalhões de uma figa, grandes estúpidas, pobres imbecis atolados na bandidagem, aparvalhados e tolas, trapalhões e obtusas, patetas e insensíveis, ineptos e miolos moles, mentecaptos e tontas, jecas e cafonas, vira-latas, malandras, paspalhos, simplórias, idiotas, cabeçudos, ignorantes, cabeças-ocas, cabeças de bagre, charlatonas, projetos de vermes, broncos e grosseiros, estúpidos e metidos, presunçosos e fedorentos com cara de bunda, futriqueiras, cadelas, fofoqueiras, cabeças de vento, comedores de moscas, come-merdas e sirigaitas, eis o seu momento de glória: vocês são o único assunto por aqui. Mas dificilmente vocês se reconhecerão nestas páginas…”
Esse texto é de...
Jean-François Marmion – prefácio de ‘A Psicologia da Estupidez’.
Quem não chora…
O prefeito Silvio Mendes anda reclamando aos quatro cantos da falta de recursos e que encontrou a prefeitura quebrada, devendo 3 bilhões.
… não mama
Segundo uma fonte da coluna, somente na rubrica do empréstimo da prefeitura com a CEF, Dr. Pessoa deixou mais de 40 milhões, Sílvio gastou 20, e ainda tem 20 milhões em caixa. Por que a choradeira, meu senhor?
O lixo
Na surdina, como quem não quer nada, mas querendo, a PMT está preparando a saída do atual consórcio de empresas que realiza o serviço de coleta de lixo e limpeza pública. O atual contrato vai até o dia 25 de junho.
O lixo 2
O problema é que a contratação da nova empresa ou consórcio é também em caráter emergencial, mas isto não impede que ocorra a devida publicidade para uma disputa maior, em busca de excelência de serviços e uma disputa de preços — ainda mais em tempos bicudos e de alegada escassez de recursos.
Vão fazer?
O fone
Existe uma questão que está passando despercebida na mídia nesse negócio do telefone apreendido junto com o tablet, na cela ou sala de estado-maior onde se encontra a (ainda) vereadora Tatiana Medeiros, presa no quartel do Comando Geral da Polícia do Piauí.
E o tablet de Tatiana
Segundo a mãe de Tatiana, Odélia Medeiros, a filha teria entrado no quartel levando o tablet, o que aconteceu há mais de 50 dias. Então, como fica essa história de revista diária no local onde Tatiana se encontra presa, se, em todos esses dias, ninguém nunca viu o tablet? Ao que parece, existe mais de um infrator, no caso.
A vigilância
Veja o art. 319-A combinado com o 349-A – tanto é crime quem introduz o telefone no quartel, como aquele que permite o telefone entrar sem os cuidados devidos de vistoria e vigilância...
Atentai.
Sem café
Não é incomum que o Gabinete Militar do Palácio de Karnak compre café em pó, nem que as secretarias de Estado também o façam. Porém, é bastante incomum — e triste — que professores da rede estadual de ensino só tomem um cafezinho na escola em que trabalham se meterem a mão no bolso para fazer vaquinha destinada à compra do cada vez mais caro pó.
Zé Fernando
Mês que vem, o prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, José Fernando (PP), deixará o cargo para se dedicar à campanha para a Assembleia Legislativa.
Candidato
Romeu Zema (Novo) já avisou que será candidato a presidente com ou sem apoio de Bolsonaro (PL).
Por enquanto, Zema nem tem voto nem tempo de TV.