Por Carol Jericó
Tem razão o secretário de segurança Chico Lucas quando diz que a insegurança no Piauí, com assaltos e assassinatos sem controle da polícia, virou epidemia.
A palavra epidemia serve para classificar ou significar um aumento de uma doença em várias regiões quando fica sem controle.
Talvez, ignorantemente, na questão, Lucas tenha usado epidemia, quando no caso da irresponsabilidade com que o governo sempre tratou a segurança do cidadão piauiense, a palavra mais apropriada seria reconhecer que vive-se um verdadeiro caos na polícia. Porque a questão não é só porque aumentaram roubos e assassinatos; a questão é a falta de polícia; a falta de planejamento, enfim, a falta de ação.
Em Teresina, o ladrãozinho já não esconde o rosto; assalta nas ruas e nas casas, lojas comerciais, de cara limpa porque sabe que tem “amizades” no aparelho policial.
Então eles assaltam e matam todo dia.
Aliás, temos que parabenizar Chico Lucas por ele reconhecer o limite de sua competência quando afirma que não sabe quando essa EPIDEMIA vai ser debelada.
É assim que vivem os cidadãos de todas as cidades piauienses. Secretário sem saber o que fazer e os delegados só ostentando nos cargos passando nas redes sociais uma eficiência que na vida real não tem.