O ex-jogador Ronaldo, ídolo da Seleção Brasileira, está articulando sua candidatura à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e já traça estratégias para viabilizar sua participação no pleito de março de 2026.
Para que sua candidatura seja efetivada, Ronaldo precisa cumprir uma série de pré-requisitos, tais como:
O colégio eleitoral, composto pelas 27 federações estaduais e pelos 40 principais clubes do futebol brasileiro, possui critérios diferenciados de votação, onde os votos têm pesos distintos conforme a origem dos votantes.
Ronaldo conta com o apoio de figuras influentes no cenário esportivo brasileiro, como Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e planeja utilizar sua extensa rede de contatos para fortalecer sua candidatura.
Caso seja eleito presidente da CBF, Ronaldo tem como principal objetivo trazer Pep Guardiola, atual técnico do Manchester City, para treinar a Seleção Brasileira. A parceria entre Ronaldo e Guardiola no Barcelona, na temporada 1996-97, é um ponto a favor dessa possível contratação.
No entanto, uma mudança recente no estatuto da CBF, aprovada em assembleia, pode impactar os planos de Ronaldo. A alteração permite até dois mandatos consecutivos para o presidente da entidade, beneficiando o atual mandatário e criando obstáculos para novas lideranças, como a que Ronaldo almeja representar.