A Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, publicou os resultados definitivos de homologação das inscrições para vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD). Também foram divulgados os resultados dos pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O concurso oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, com uma reserva total de 35% para ações afirmativas, conforme a nova Lei de Cotas (nº 15.142/2025). Essa reserva é dividida em 25% para pessoas negras, 5% para PCDs, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Até o momento, foram homologadas 252.596 inscrições para as cotas, sendo 210.882 apenas de pessoas negras.
As provas do CNU 2025 estão marcadas para 5 de outubro (prova objetiva) e 7 de dezembro (prova discursiva), aplicadas em 218 municípios do país. O resultado da primeira fase e a convocação para a segunda serão divulgados em 12 de novembro. A segunda etapa avaliará conhecimentos e habilidades específicas dos candidatos.
Os aprovados nas cotas passarão por procedimento de confirmação da autodeclaração entre 30 de novembro e 8 de dezembro, com avaliação fenotípica para negros, indígenas e quilombolas, além da análise documental para PCDs. A comissão da FGV utilizará critérios rigorosos para validar a condição declarada, garantindo a transparência e justiça no processo seletivo.
Confira o edital: EDITAL ENAP Nº 114/2025 – CONCURSO PÚBLICO NACIONAL UNIFICADO.