A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), com prova objetiva marcada para o próximo domingo (5), contará com um reforço significativo nas medidas de segurança para evitar fraudes. Entre as novidades estão a instalação de detectores de metal em todas as salas e banheiros, além do uso de detectores de ponto eletrônico para monitorar os candidatos durante a realização das provas. Essas ações foram anunciadas após uma operação da Polícia Federal que identificou suspeitas de fraudes na primeira edição do concurso, realizada em 2024.
Além dos detectores, as provas serão individualmente identificadas com códigos de barras exclusivos para cada candidato, página por página, o que dificulta a troca ou adulteração dos exames. A realização do concurso envolve uma operação integrada de segurança pública, com a participação das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Federal.
O Ministério responsável destacou que essas medidas seguem o modelo de segurança utilizado no transporte de urnas eletrônicas, reforçando o compromisso com a transparência e a lisura do processo seletivo. O uso de tecnologia avançada e a presença constante de agentes de segurança visam coibir qualquer tentativa de fraude, assegurando a credibilidade do concurso e a igualdade de condições para todos os candidatos.