O Governo do Estado do Piauí anunciou hoje, sexta-feira (17), os resultados das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) referentes a 2021. A divulgação foi conduzida pelo secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e pelo gerente de Planejamento e Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí, José Tavares.
De acordo com os dados apresentados, o PIB do Piauí ostentou o maior crescimento acumulado na região Nordeste, ao longo da série histórica de 2002 a 2021, alcançando a marca de 93,5%, posicionando-se como o quarto maior crescimento nacional.
Ao analisar o Valor Adicionado Bruto (VAB) por setor de atividade econômica, a participação dos serviços se destacou, representando 72,1%, seguido pela indústria com 14,3% e pela agropecuária com 13,6%. Esse cálculo aponta a contribuição de cada setor na economia estadual, deduzindo o valor dos insumos utilizados no processo produtivo.
O Piauí mantém a predominância do setor de serviços, mas nos últimos anos, observa-se uma mudança gradual em favor da agropecuária e da indústria. Esse deslocamento é atribuído principalmente ao aumento da produção e rendimento médio do cultivo de soja e outros cereais, bem como à expansão dos empreendimentos de energias renováveis no estado, destacando-se a presença expressiva de parques eólicos e solares.