Construção Civil impulsiona economia com empreendimentos residenciais na capital

Lançamentos e vendas no setor mostram crescimento e dinamizam o mercado imobiliário local

O setor da construção civil em Teresina e sua Região Metropolitana registrou movimentação expressiva no segundo trimestre de 2024, com o lançamento de quatro novos empreendimentos residenciais. Dados da pesquisa da Brain, especializada na análise do mercado imobiliário, indicam que foram lançados três empreendimentos verticais e um horizontal, ampliando as opções habitacionais na capital do Piauí. Este crescimento reflete o aumento da demanda e a ampliação de investimentos no setor, essenciais para a economia local.

Foto: Divulgação
Construção Civil em Teresina

No período analisado, as vendas somaram um total de 1.414 unidades, distribuídas entre 641 unidades em empreendimentos verticais e 772 em horizontais, além de uma unidade comercial. Em relação ao estoque de imóveis residenciais verticais com vendas ativas em junho de 2024, o levantamento apontou que, das 11.580 unidades lançadas, 2.493 ainda estavam disponíveis, representando 21,5% da oferta inicial. O estudo revelou que os empreendimentos classificados como Super Luxo apresentaram a maior taxa de disponibilidade, com 59,5% das unidades ainda à venda, enquanto o Padrão Alto registrou apenas 10,2% de disponibilidade.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Teresina-Piauí, Guilherme Fortes, comentou sobre o impacto positivo no setor: “Essa é uma pesquisa que apresenta a evolução dos principais indicadores, como lançamentos, vendas e perfil do consumidor. O crescimento nas vendas é impulsionado por obras em infraestrutura e incentivos fiscais, que incentivam as construtoras a expandir seus projetos.”

O relatório do Grupo Brain mostra ainda uma preferência crescente do consumidor local por empreendimentos de médio porte, especialmente com unidades de dois ou três dormitórios, que atendem ao perfil de demanda da região. Com essa variação na oferta, o mercado imobiliário de Teresina reforça seu papel na geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado.

Leia também