O Mercosul finalizou as negociações de um acordo de livre comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Os detalhes do tratado devem ser anunciados oficialmente nesta quarta-feira (2), durante reunião dos ministros de Economia do Mercosul, em Buenos Aires.
O acordo representa mais um passo na estratégia de ampliação das relações comerciais entre os países sul-americanos e parceiros europeus. Segundo fontes da chancelaria brasileira, pendências por parte da Argentina, que atualmente preside o bloco, foram resolvidas nos últimos dias.
O Brasil assume a presidência rotativa do Mercosul nesta mesma reunião, substituindo a Argentina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encontro e, com isso, passará a liderar os trabalhos do grupo.
Ao assumir o comando, Lula declarou que um dos principais objetivos será concluir, até dezembro, o aguardado acordo entre Mercosul e União Europeia, cuja negociação se arrasta há mais de 20 anos. “Antes de deixar a presidência do Mercosul, nós vamos consagrar o acordo Mercosul-União Europeia definitivamente”, afirmou o presidente.