Made In Piauí conquista edital nacional e fortalece comércio eletrônico local

Programa receberá R$ 380 mil para impulsionar digitalização de pequenos negócios

O Made In Piauí, programa da Investe Piauí criado para valorizar e expandir a presença de produtos piauienses no mercado, foi um dos vencedores da segunda etapa do edital E-commerce.BR, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O reconhecimento marca a entrada do estado em um seleto grupo de iniciativas inovadoras que buscam fortalecer o comércio eletrônico no Brasil.

Foto: Reprodução | Made In Piauí
Made In Piauí

Entre 85 propostas de 17 estados, o Made In Piauí foi o único representante do Piauí a chegar à fase final, ficando entre as nove iniciativas de Transformação Digital selecionadas. Antes disso, já havia se destacado na primeira fase do edital como uma das 20 mais promissoras do país. Todas as propostas vencedoras têm como foco o fortalecimento do comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Cada projeto contemplado receberá R$ 380 mil em apoio financeiro, destinados à execução de pilotos com duração de seis meses, a partir de setembro de 2025. Nesta etapa, sete estados foram beneficiados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rondônia, cada um com um projeto, enquanto Goiás e Mato Grosso do Sul tiveram duas iniciativas aprovadas.

De acordo com Gustavo Dias, coordenador do Made In Piauí, a conquista reforça a capacidade do estado de competir em nível nacional. “Esse resultado mostra que o Piauí pode ser referência em inovação. O apoio da ABDI será fundamental para fortalecermos ainda mais o Made In Piauí, ampliando a presença digital dos nossos produtos e gerando oportunidades para micro e pequenos negócios locais. É uma conquista de toda a equipe, parceiros e instituições que acreditam no potencial do nosso estado”, destacou.

O coordenador ressaltou ainda a importância da Chefia Internacional da Investe Piauí, do time de comunicação e da Rede de Inovação, que inclui o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), no processo de desenvolvimento do projeto.

 “O objetivo é consolidar o protagonismo do estado em iniciativas de inovação e desenvolvimento sustentável”, finalizou Gustavo Dias.

Leia também