Fiéis visitam relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em Teresina

Milhares de devotos se emocionam ao venerar os ossos da religiosa na capital piauiense

Uma multidão de fiéis lotou a Catedral de Nossa Senhora das Dores em Teresina para venerar as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que estão na cidade desde o final da tarde de sexta-feira (12). Os ossos da religiosa, trazidos da Basílica de Sainte-Thérèse de Lisieux, na França, estão pela segunda vez no Brasil, após uma visita em 1998.

Foto: Divulgação
Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus ficam na capital até a terça-feira 

O relicário com os ossos do fêmur e do pé de Santa Teresinha foi um ponto de encontro para milhares de fiéis, que expressaram sua devoção e gratidão à santa. Durante todo o dia, padres da Arquidiocese de Teresina celebraram missas especiais, culminando com a benção das rosas, símbolo da devoção à santa da pequena via.

Foto: Divulgação
Chuva de pétalas de rosa

Dhessika Brenda, emocionada, viajou mais de 300km até Teresina para vivenciar esse momento único. "Passei a ter uma intimidade maior com minha santinha por meio das novenas, orações e súplicas. Hoje rogo sua intercessão pela minha vida e minha cura. Foi sem dúvidas a melhor experiência da minha vida", declarou.

Após a despedida na Catedral de Teresina, as Relíquias seguiram para o Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, no bairro Angelim, onde permanecerão até 16 de abril, disponíveis para veneração dos fiéis.

Foto: Divulgação
Chegada das relíquias

O arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito, ressaltou a importância das relíquias na tradição católica, destacando que elas representam o respeito e a devoção a pessoas que deram testemunho de Cristo. "A aproximação do católico às relíquias de um santo é uma atitude de respeito e também de oração, pois diz que aquela pessoa nos inspira a ter uma união maior com Deus", explicou.

A peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha pelo Brasil continua, com programação prevista para a Diocese de Parnaíba após sua passagem por Teresina. O evento contará com momentos de oração, missas especiais e formações sobre a vida da santa.

Confira a programação no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz (Rua do Carmelo, 1555, Bairro Angelim):

14 de abril:

– 15h: Momento oracional direcionado aos jovens, conduzido pela Comunidade Shalom

– 16h30: Oração de Vésperas

– 17h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 20h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 22h: Início da noite de Vigília

15 de abril

– 06h: Oração de Laudes

– 07h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 09h: Programação especial para as crianças

– 12h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 15h: Formação sobre Santa Teresinha / Novena das Rosas

– 17h: Oração de Vésperas

– 18h: Santa Missa (leve sua rosa para ser abençoada)

– 21h30: Ato de oferecimento ao Amor Misericordioso

– 22h: Santa Missa, seguida de noite em vigília (leve sua rosa para ser abençoada)

16 de abril

– 4h30: Oração do Santo Rosário, conduzido pelo Instituto Hesed

– 08h: Santa Missa de envio das Relíquias de Santa Teresinha para Parnaíba, com uma breve parada nas cidades de Altos, Campo Maior e Piripiri

Leia também