Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, está prestes a fazer história no Oscar. Com a possibilidade de ser indicada ao prêmio de Melhor Filme Internacional em 2025, a atriz brasileira pode seguir os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu em 1999 com “Central do Brasil”.
O longa dirigido por Walter Salles teve sua estreia no renomado Festival de Veneza, percorrendo diversos festivais internacionais. Há expectativas de que Fernanda Torres seja indicada como Melhor Atriz, após receber um Globo de Ouro inédito neste ano.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelará os indicados à 97ª edição do Oscar, com a cerimônia marcada para 2 de março.
O Brasil já concorreu ao prêmio em 13 edições, com destaque para produções como “O Pagador de Promessas” em 1963 e “Cidade de Deus” em 2004, que recebeu indicações em quatro categorias, mas não levou estatuetas.
Em 1999, “Central do Brasil” representou o país, competindo com “A Vida é Bela”. Desde então, o Brasil não emplaca um filme na categoria de Melhor Filme Internacional, aumentando a ansiedade em torno da possível indicação de Fernanda Torres.
Com um histórico de participações marcantes, o Brasil aguarda ansiosamente por uma nova chance de brilhar no cenário internacional do cinema, com Fernanda Torres na linha de frente desse potencial reconhecimento.