Papa Franscisco apresenta melhora, mas quadro de saúde ainda é complexo

O último boletim médico foi divulgado nesta terça-feira (18). O Pontífice, de 88 anos, está internado há mais de um mês para tratar de uma pneumonia

O papa Francisco está apresentando leves progressos em seu quadro de saúde, com melhorias tanto respiratórias quanto motoras, conforme boletim médico divulgado pelo Vaticano na tarde de terça-feira (18). O pontífice, de 88 anos, continua internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral. Embora seu estado tenha mostrado sinais de estabilização, o quadro clínico segue sendo considerado complexo.

Foto: Getty Images
Papa Francisco segue internado para tratar de uma pneumonia bilateral

De acordo com informações fornecidas pela Santa Sé, Francisco não fez uso de ventilação mecânica na noite de segunda-feira (17) para terça-feira (18), utilizando apenas uma cânula, um tubo plástico colocado nas narinas para fornecer oxigênio de alto fluxo. Esta mudança foi vista como um avanço, embora os médicos alertem para a necessidade de cautela, já que trata-se de uma redução gradual e não de uma recuperação total.

Apesar das melhorias, os médicos ainda não especificaram quando o pontífice poderá deixar o hospital, e o próximo boletim médico está previsto para ser divulgado nesta quarta-feira (19). O Vaticano enfatizou que, embora a situação tenha se estabilizado após um período crítico, o papa segue sob cuidados médicos intensivos devido às complicações causadas pela pneumonia.

Em meio à recuperação, Francisco também fez um apelo por meio de uma carta publicada nesta terça-feira, solicitando o fim dos conflitos armados ao redor do mundo.

Leia também