Uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Piauí revelou que um considerável número de estabelecimentos do setor continua enfrentando dificuldades financeiras. A queda nas vendas e a redução no número de clientes foram apontadas como os principais motivos para o mau desempenho do setor, que ainda sofre os impactos da pandemia de Covid-19.
De acordo com os resultados da pesquisa, apenas 32% das empresas piauienses tiveram lucros no mês de fevereiro, 49% tiveram resultados estáveis, sem grandes ganhos e 18% dos locais ficaram no vermelho.
A pesquisa foi conduzida, com os empresários do ramo, entre os dias 20 e 28 de março e os resultados obtidos são preocupantes. "Sabemos que muitos estão enfrentando dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, e que o alto número de empresas com parcelas de subsídios atrasados é alarmante", afirmou Eduardo Rufino, presidente da Abrasel no Piauí.
A redução do número de clientes é apontada como principal causa dos prejuízos e queda nos lucros das empresas. Além disso, grande parte das empresas sofrem com dívidas por empréstimos ou aluguel dos locais onde as empresas funcionam e dentro deste número, quase metade estão inadimplentes em alguma dessas modalidades.
Segundo a Associação, a pesquisa realizada se torna uma importante ferramenta para compreender a realidade dos empresários do setor e, consequentemente, alerta para a necessidade de medidas que possam garantir a sobrevivência dos bares e restaurantes, bem como a manutenção dos empregos gerados por esses estabelecimentos.
Diante desse cenário, Rufino enfatiza o compromisso da Abrasel no Piauí em trabalhar junto aos empresários para enfrentar os desafios que se apresentam.
"É fundamental que nos mobilizemos para melhorar esse cenário. Precisamos unir esforços e buscar soluções criativas para enfrentar os desafios que se apresentam. Vamos trabalhar juntos para encontrar soluções viáveis para essa crise e garantir a sustentabilidade do nosso setor", complementa o empresário.