A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado da pesquisa do primeiro trimestre sobre as violações de direitos das crianças e adolescentes de Teresina.
A pesquisa realizada por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH) visa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que acontece, nesta quinta-feira (18).
Os dados apontam que de janeiro a março deste ano, foram registrados 947 violações, sendo 785 crianças e adolescentes atendidos, um aumento de 53% no número de casos conforme os atendimentos registrados pelos sete conselhos tutelares da capital.
Os números apontam ainda o total de 947 registros, 374 foram de ocorrências da zona Norte. A zona Sul é a segunda com maior registros, com um total de 256; em terceiro a zona Sudeste, com 201 casos; a zona Leste foi a região com menor registro, somando 116 casos de violações de direitos.
O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, comenta que é importante a criança ter uma rede de apoio e que fique atenta aos sinais. “A gente não acredita que seja apenas novos casos, mas sim de casos que estão sendo denunciados e registrados pelos conselheiros tutelares. É importante atenção de todos, seja mãe, irmãos, avós, vizinhos, amigas da família, uma rede de proteção para estas crianças e adolescentes, para que possam ser tomadas as devidas providências. Denunciar é a melhor saída”, ressaltou