Governador decreta emergência em 85 municípios do Piauí devido à forte estiagem

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (09)

O governador Rafael Fonteles (PT), emitiu um decreto de situação de emergência em 85 municípios do Piauí devido a problemas relacionados à estiagem. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (10), terá validade de seis meses.

Foto: Karine Rocha/Portal AZ
Baixa umidade e sol forte no Piauí

O decreto leva em consideração uma série de eventos climáticos que estão afetando a distribuição de chuvas e o abastecimento de água em grande parte dos municípios piauienses, especialmente aqueles situados na região do semiárido. As temperaturas máximas elevadas e a redução da umidade relativa do ar, intensificadas pelo fenômeno El Niño, têm agravado a situação de estiagem nessas áreas.

Segundo o Governo do Estado, as chuvas registradas em 2023 não foram suficientes para recuperar os principais reservatórios de água dos municípios, resultando em escassez de água em poços artesianos e até no colapso do abastecimento em algumas comunidades.

A decisão também se baseia em dados do "Monitor de Secas do Brasil" da Agência Nacional de Águas (ANA), que indica que parte do território piauiense já enfrenta situação de seca, com classificação entre fraca e moderada. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a produção agrícola no Piauí ainda não se recuperou completamente.

A medida foi tomada em consonância com os Decretos de Situação de Emergência emitidos pelas próprias prefeituras e registrados no sistema "S2ID" da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e busca atender aos pedidos de ajuda das autoridades municipais, incluindo fornecimento de água potável para consumo humano e animal, cestas básicas e forragem.

Diante desse cenário, acentuado pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar, intensificadas pelo fenômeno El Niño, o governo tomou a medida para enfrentar a situação crítica de estiagem nos municípios afetados.

Veja a lista de cidade afetadas

Leia também