O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), revelando que o Piauí possui 67.355 endereços localizados em vias públicas e logradouros com nomes de santos católicos.
Entre os santos mais populares, “São José” denomina 7.198 endereços no estado, enquanto “Santo Antônio” está presente em 5.368 endereços. Endereços com nomes que utilizam o adjetivo “São” totalizam 46.994, e aqueles com “Santa” somam 20.361.
Além dos nomes de santos, o levantamento aponta a presença significativa de logradouros com outros títulos. Existem 15.687 endereços em vias com a palavra “Doutor” e 11.564 com a palavra “Coronel”. Outros títulos frequentes incluem “Professor”, “Vereador”, “Padre”, “Presidente” e “Dom”.
O estudo também mostra que, em âmbito nacional, existem 2,3 milhões de endereços em logradouros com a palavra “São”, seguido de 1,7 milhão com a palavra “Doutor”. Esses dados refletem uma tendência de denominações influenciadas por figuras religiosas e títulos de prestígio no país.