O Rotary Club Teresina Piçarra anunciou a abertura das inscrições para seu programa internacional de intercâmbio, que vai até o dia 30 de setembro. O projeto é reconhecido mundialmente e oferece a jovens de 15 a 17 anos a oportunidade de estudar em outros países, promovendo a convivência social, o desenvolvimento educacional e o fortalecimento de habilidades pessoais por meio da imersão cultural.
Pertencente ao distrito rotário 4490, o clube piauiense compartilha cerca de 15 vagas com Rotary Clubs do Piauí, Maranhão e Ceará. Entre os países de destino estão Canadá, Estados Unidos, Taiwan e nações da Europa. De acordo com a vice-chairwoman Minervina Menezes, os participantes são tratados como embaixadores, com a missão de atuar socialmente, promover a paz e praticar valores como empatia e liderança durante sua estadia no exterior.
O processo de preparação inclui treinamento pré-viagem, aprendizado da língua local, frequência escolar e participação em ações socioculturais. Ex-intercambistas destacam a experiência como transformadora, como a estudante Tainá Pantaleão, que passou 10 meses na Bélgica. Ela relata ter vivido intensos momentos de troca cultural, além de apresentar aspectos da cultura piauiense e ensinar português à família que a acolheu.
Além de enviar jovens piauienses ao exterior, o programa também recebe estudantes estrangeiros em Teresina. Atualmente, cinco jovens da França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Taiwan já estão hospedados na capital. Para famílias interessadas em participar, o clube reforça a importância da hospitalidade, que fortalece o intercâmbio cultural e garante que mais brasileiros tenham acesso à experiência. O cadastro e envio de documentação devem ser feitos pelo site oficial do distrito rotário: www.ryed4490.com.br.