Presidente do Sindnapi silencia na CPMI do INSS após decisão de Flávio Dino

Milton Baptista obteve habeas corpus para não responder sobre repasses ao sindicatosupostamente ligado a irmão de Lula

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, se recusou a responder às perguntas feitas pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), durante depoimento realizado nesta quinta-feira (9). A decisão de permanecer em silêncio foi amparada por um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
 

Foto: Reprodução/TV Senado
Milton Baptista de Souza Filho e seu Advogado Bruno Garcia

Na decisão, Dino reconheceu que, embora Milton tenha sido convocado formalmente como testemunha, há indícios de que ele pode ser tratado como investigado. O habeas corpus assegurou ao sindicalista o direito de não produzir provas contra si mesmo.

A oitiva ocorre no mesmo dia em que o Sindnapi foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). A entidade tem sido alvo de questionamentos da oposição por estar ligada a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupa o cargo de diretor vice-presidente do sindicato.

Apesar de constar em diversos requerimentos da oposição, o pedido de convocação de Frei Chico não foi aprovado pela CPMI. Nesta fase inicial, a comissão tem priorizado ouvir autoridades e presidentes de entidades mencionadas nas investigações.

Embora o Sindnapi esteja entre os alvos da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU), Frei Chico não figura entre os investigados. A CPMI busca esclarecer, entre outros pontos, o aumento expressivo dos valores repassados pelo INSS ao sindicato: de R$ 23,2 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024 — um crescimento de 564% em cinco anos.

Durante a sessão, o relator Alfredo Gaspar afirmou que o avanço nos repasses precisa ser detalhado, uma vez que o dinheiro tem origem em descontos realizados diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas. A expectativa é que novas oitivas sejam agendadas para esclarecer a destinação dos recursos e possíveis irregularidades na atuação do Sindnapi.

Leia também