Bandidos não identificados promoveram um arrastão na madrugada deste dorningo no cemitério Dom Bosco um dos mais tradicionais e antigos da capital.
Ao menos 90% dos tárnulos foram vandalizados. A busca dos banidos é pelo cobre, peça de metal utilizada para confecção de crucifixo, placas, letras e argolas para tampas das sepulturas.
Ao visitar o túmulo da esposa Alaides Paz e dos seus pais Daniel e Maria de Lourdes Nascimento ali sepultados, ○ jornalista Pedro Alcantara foi surpreendido com o vandalismo.
“Não ficou nada no túmulo dos meus pais e de minha esposa. Levaram até as fotos que estavam dentro da estrutura de cobre, as argolas da tampa de mármore, o crucifixo com a imagem de Cristo e até as letras que compunham os nomes", diz ele.
No túmulo do artesão Mestre Dezinho levaram também as argolas da tampa da sepultura, a imagem de Cristo e as letras do nome.
A administração do cemitério informou que o vandalismo ali é comum, mas reconhece que dessa vez foi demais.
“São os drogados que entram pela madrugada pulando o muro para roubar as peças e vender nas sucatas, funilarias, metalúrgicas e empresas que trabalham com ouro, bronze e ferro", disse o responsável pelo cemitério.
○ cemitério não tem sistema de câmeras e nem vigias noturnos e durante o dia tem o serviço administrativo, mas no período da noite o local se torna propício ao roubos, porque não tem cerca elétrica e o muro tem um metro e meio de altura.
○ arrastão deste domingo acontece há exatos 15 dias do dia de Finados, período em que é grande a compra e venda de produtos como coroas e adornos para colocar nas sepulturas. Segundo o administrador do cemitério suspeita, o que foi roubado deve ser derretido para produção de novas peças, as quais serão vendidas, quem sabe para as próprias vítimas, no caso parentes dos falecidos.
○ cemitério Dom Bosco é um dos mais antigos de Teresina, estando localizado no bairro Vermelha na confluência da Rua 21 de Abril, entre a Avenida Barão de Gurgueia e a Rua Firmino Pires na zona sul. Sendo um cemitério público, pertencente a Prefeitura Municipal de Teresina.