Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (2) pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) revelou que um bar localizado na Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, funcionava como base logística para uma célula do Bonde dos 40. No local, a facção realizava encontros, distribuía drogas e armazenava armamentos.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, o ponto vinha sendo monitorado desde 2023, quando a polícia identificou pichações da facção na região. Durante o cumprimento de 13 ordens judiciais, dois suspeitos foram presos e drogas e armas apreendidas. Outros integrantes conseguiram fugir, mas abandonaram material ilícito durante a fuga.
Além de funcionar como ponto de venda de entorpecentes, o bar também servia como "paiol", local utilizado para esconder armamentos da facção. Dois irmãos apontados como responsáveis pelo armazenamento foram detidos.
Durante a operação, os agentes também localizaram e prenderam Jorge Hugo, conhecido como "4M", foragido do sistema penitenciário. Ele estava escondido em uma casa da área monitorada e é apontado como integrante do grupo criminoso. A operação também confirmou que Ana Azevedo, outra integrante da facção, residia nas proximidades.
O delegado Charles Pessoa informou que solicitará a interdição definitiva do estabelecimento. A ação integra o programa Pacto Pela Ordem, da Secretaria de Segurança Pública, voltado ao enfrentamento das organizações criminosas em Teresina. A operação contou com apoio da FEISP, Diretoria de Inteligência, BOPE, BEPI, Canil e Guarda Civil Municipal.