Um fundo financeiro investigado na Operação Caborno Oculto, que apura o uso do sistema financeiro por integrantes ligados ao Primeiro Comando da Capital, teria transferido cerca de R$ 180 milhões à empresa Super Empreendimentos entre 2020 e 2025. As informações constam em apurações divulgadas pelo jornal O Globo e em alertas do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
De acordo com os dados analisados, os repasses foram feitos pelo fundo Gold Style e apresentam indícios de tentativa de ocultação dos verdadeiros responsáveis pelos recursos. As movimentações chamaram a atenção das autoridades por seu volume e pela possível ligação com estruturas utilizadas para lavagem de dinheiro.
A empresa Super Empreendimentos já teve como diretor Fabiano Zettel, cunhado do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, que também é alvo de investigações em outras frentes. As apurações apontam que a companhia aparece em um segundo inquérito, que investiga a atuação de um grupo suspeito de realizar intimidações e ameaças.
Segundo decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, a empresa teria sido utilizada para realizar pagamentos a um grupo conhecido como “A Turma”, apontado como responsável por práticas como monitoramento de alvos, intimidação e acesso indevido a sistemas restritos de órgãos públicos.
As investigações indicam que os valores eram direcionados a Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”, apontado como líder do grupo. Além de Zettel, a empresária Ana Claudia Queiroz de Paiva também é citada como possível operadora dos repasses.
Outro ponto apurado é a ligação da empresa com o entorno familiar de Vorcaro. A Super Empreendimentos teria sido proprietária de um imóvel de alto padrão em Brasília que foi utilizado pelo ex-banqueiro.