Em entrevista publicada nesta quinta-feira (8) pela revista americana The New Yorker, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que nem ele nem o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump demonstraram interesse em conversar até agora. Apesar disso, Lula declarou que não teria problema em estabelecer contato caso fosse necessário.
“Se, como representante do Estado americano, ele quiser falar com Lula, o representante do Estado brasileiro, falarei com ele com calma”, disse o presidente.
“Mas até agora também não tive interesse em falar com ele. Se eu tiver algum problema e precisar ligar para ele, eu ligo”, completou.
A publicação destaca Lula e o presidente do Chile, Gabriel Boric, como os líderes da esquerda latino-americana mais críticos à postura de Trump.
No momento da divulgação da entrevista, Lula está em Moscou, onde participa de um encontro com o presidente Vladimir Putin e acompanha o desfile militar que celebra os 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.