Parceria entre Alepi e Sebrae fortalecem o desenvolvimento do Piauí

A iniciativa visa ampliar a qualificação dos servidores da Alepi, promover o aperfeiçoamento da legislação estadual e implementar estratégias eficazes de desenvolvimento no Piauí

Brasília foi palco, nesta quarta-feira (21), de uma importante reunião entre a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, e representantes da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Estiveram presentes o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, e o diretor-geral da Mesa Diretora da Casa, Luciano Nunes Filho. O encontro teve como objetivo articular uma cooperação técnica entre o Sebrae Nacional, o Sebrae Piauí e a Alepi.

Foto: Divulgação
Reunião entre a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, e representantes da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A proposta da parceria é promover uma intensa troca de experiências e ações entre as instituições, por meio da atuação conjunta da Universidade Corporativa do Sebrae, da Unidade de Políticas Públicas e da Unidade de Desenvolvimento Territorial. A iniciativa visa ampliar a qualificação dos servidores da Assembleia Legislativa, promover o aperfeiçoamento da legislação estadual e implementar estratégias eficazes de desenvolvimento regional para o estado do Piauí.

Durante a reunião, foram discutidos dois projetos prioritários. O primeiro, Parlamento + Empreendedor, busca capacitar parlamentares, lideranças e servidores da Alepi, fortalecendo uma cultura de gestão moderna e empreendedora no legislativo estadual. Através de cursos e treinamentos oferecidos pela Universidade Corporativa do Sebrae, a proposta é melhorar a eficiência institucional e a elaboração de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo.

O segundo projeto em destaque foi o Territórios de Desenvolvimento, que prevê estudos sobre as vocações econômicas de diferentes regiões do estado. A partir desses diagnósticos, o Sebrae oferece soluções práticas para o fortalecimento de cadeias produtivas locais como o turismo, a apicultura, entre outras , promovendo um ambiente de negócios mais robusto e sustentável.

Além disso, a melhoria da legislação estadual foi um dos pontos centrais da pauta. Foram analisados projetos de lei em tramitação e debatidas novas propostas que podem garantir maior segurança jurídica e melhores condições para o desenvolvimento econômico no Piauí.

Com essa articulação, Sebrae e Alepi buscam construir uma agenda comum voltada à inovação, qualificação institucional e fortalecimento do empreendedorismo como vetor de transformação socioeconômica no estado.

Leia também