O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), oficializou nesta terça-feira (1º) uma série de mudanças no primeiro escalão da administração estadual, com destaque para duas secretarias e a presidência da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa). As alterações fazem parte de uma reestruturação administrativa previamente aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
Na Agespisa, o advogado Garcias Guedes Rodrigues Júnior foi nomeado como novo diretor-presidente, substituindo a gestão anterior. A nomeação ocorre em um momento em que a estatal passa por um processo de liquidação e reestruturação. Como parte desse processo, os passivos financeiros da companhia passam a ser responsabilidade da Secretaria de Administração, com o objetivo de agilizar a reestruturação financeira e operacional da empresa.
No campo social, a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (antiga Sasc) terá novo comando. O ex-deputado estadual João de Deus foi nomeado para substituir a ex-governadora Regina Sousa, que deixou a pasta após atuar desde o início da atual gestão. João de Deus terá como missão dar continuidade às políticas públicas voltadas à assistência social, combate à pobreza e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
Outra mudança relevante ocorreu na Secretaria do Trabalho e Emprego, que agora será comandada por José Santana. Entre suas atribuições estão a coordenação de programas de geração de emprego, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, áreas estratégicas diante dos desafios socioeconômicos enfrentados pelo estado.
As novas nomeações entram em vigor a partir de 1º de julho de 2025 e sinalizam um ajuste de equipe por parte do Palácio de Karnak visando a segunda metade do mandato de Rafael Fonteles. As mudanças foram bem recebidas por aliados políticos, enquanto setores da oposição cobram maior transparência sobre as ações e contratos do governo.