A eleição de 2026 é um tema recorrente na mídia, que discute a questão a todo instante. Para quem vota, a escolha de deputados estaduais e federais é um assunto de pouca importância – como evidencia sondagem do Instituto Data AZ realizada em Teresina entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
Quando solicitados a declinar espontaneamente nomes em quem votariam para deputado estadual, 88.5% dos entrevistados não sabiam ou não opinavam sobre um nome para ter seu voto.
Na sondagem para deputado federal, o desinteresse é ainda maior: 91,5% dos eleitores não sabem ou não opinam sobre em quem votariam para as vagas do Piauí na Câmara dos Deputados.
Nenhum político obteve mais que 1,5% de intenções de voto para deputado federal ou deputado estadual – bem menos que os percentuais dos eleitores que não votam em nenhum nome, branco ou nulo para deputado federal (2,5%) e deputado estadual (2,13%).
Somente dois políticos obtiveram mais que 1% de citações de voto pelos eleitores de Teresina. Fábio Novo, que foi candidato a prefeito, obteve 198 mil votos (43,26% dos votos apurados) é citado com 1,13% das intenções de voto para a Assembleia Legislativa.
Georgiano Neto, deputado estadual mais votado nas eleições de 2022 (109 mil votos) aparece com 1,5% das citações para deputado federal em 2026.
Num cenário de desinteresse pelas eleições proporcionais, foram citados espontaneamente pelos eleitores os nomes de 36 candidatos para deputado estadual entre os eleitores de Teresina, dos quais 10 são de vereadores ou de candidatos a prefeito e a vereador na eleição em 2024: Fabio Novo, João Pereira, Luiz Lobão, Bruno Vilarinho, Enzo Samuel, Samantha Cavalca, Sílvio Mendes, Eduardo Draga Alana, Elmano Férrer e Fernanda Gomes.
Para deputado federal, os nomes citados somam metade dos lembrados para deputado estadual, 18, sendo cinco de candidatos nas eleições do ano passado: Fabio Novo, Lucy Soares, Daniel Pereira, Ismael Silva e Sílvio Mendes.
Ficha Tecnica
A pesquisa Data AZ foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, com 800 entrevistas nas zonas rural e urbana de Teresina, tendo margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.