O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o comando do governo britânico e a liderança do Partido Trabalhista. Em pronunciamento, o premiê afirmou que aceitou a avaliação de integrantes da própria bancada de que não seria o nome mais adequado para conduzir a legenda nas próximas eleições gerais.
Durante o discurso de despedida, Starmer declarou que recebe a decisão com humildade e destacou que continuará colaborando com o partido durante o período de transição.
O Partido Trabalhista informou que o processo interno para a escolha do novo líder terá início no dia 9 de julho. O cronograma prevê a conclusão da eleição antes do recesso de verão, permitindo que o novo primeiro-ministro assuma o cargo antes da retomada dos trabalhos parlamentares, em setembro.
A saída de Starmer ocorre após a vitória do ex-ministro Andy Burnham na eleição suplementar realizada no distrito de Makerfield na última semana. O resultado fortaleceu setores do partido que defendem Burnham como principal alternativa para enfrentar o crescimento do partido Reform UK.
O futuro chefe de governo será o sétimo ocupante de Downing Street em uma década. O novo premiê assumirá a liderança do país em um contexto marcado por elevado endividamento público e baixo ritmo de crescimento econômico.
Apesar da mudança no cenário político britânico, os mercados financeiros reagiram sem fortes oscilações. A libra esterlina manteve estabilidade após o anúncio da transição no comando do governo.