O governo federal intensificou as articulações políticas para tentar destravar, antes do recesso parlamentar previsto para 18 de julho, a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6x1. A estratégia do Palácio do Planalto é convencer o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a encaminhar a matéria para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permitindo o avanço da discussão ainda neste semestre. Apesar do esforço, integrantes da base governista reconhecem que as chances de a proposta avançar nas próximas semanas são reduzidas.
A articulação é liderada pela nova líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), que busca abrir diálogo com Alcolumbre para viabilizar a tramitação da PEC. Nos bastidores, parlamentares avaliam que o ambiente político ficou mais complexo após recentes desgastes entre o Executivo e lideranças do Congresso, dificultando a construção de consenso em torno de uma pauta considerada sensível para setores empresariais e trabalhadores.
A proposta estabelece a redução da jornada semanal de trabalho e substitui a atual escala 6x1 pelo modelo 5x2, tema que ganhou força nos últimos meses após ampla mobilização popular e debates entre centrais sindicais, representantes do setor produtivo e especialistas em relações trabalhistas. Embora o governo mantenha o discurso de que pretende acelerar a análise da matéria, aliados admitem que a proximidade do recesso e o acúmulo de projetos prioritários tornam improvável uma votação ainda neste período.
Caso não avance antes do recesso, a expectativa é que a PEC volte ao centro das discussões legislativas no segundo semestre. O governo pretende manter a articulação junto às lideranças do Senado para garantir que o texto seja encaminhado à CCJ e possa seguir seu rito constitucional, enquanto parlamentares favoráveis à proposta defendem que a mudança na jornada de trabalho representa uma medida voltada à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e à modernização das relações de trabalho no país.