A campanha do senador Jaques Wagner (PT-BA), candidato à reeleição, conseguiu uma liminar da Justiça Eleitoral para retirar do ar o site MasterWhats, que reunia mensagens atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a outras figuras públicas. A ação foi apresentada pela coligação Mais Bahia, Mais Brasil, que alegou que a plataforma divulgava conversas falsas e associava Wagner ao fundador do Banco Master. A decisão liminar foi concedida no sábado (19), e o site saiu do ar na segunda-feira (21).
De acordo com o processo analisado pela BBC News Brasil e reproduzido na reportagem, porém, o pedido apresentado pela coligação descreveu de forma incorreta o conteúdo que aparecia na página indicada à Justiça. A ação afirmava que o site exibia uma conversa entre Wagner e Vorcaro, mas o arquivo que alimentava a plataforma atribuía o diálogo a Wagner e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um contexto relacionado a conversas divulgadas durante a Operação Lava Jato. A defesa do senador afirmou que entrou com a ação porque o site apresentava conversas que, segundo ela, nunca existiram.
O MasterWhats reproduzia uma interface semelhante à do WhatsApp e reunia milhares de mensagens atribuídas a Vorcaro, organizadas por contatos, datas e textos. A plataforma também permitia acessar conteúdos atribuídos a outras autoridades, incluindo Jair Bolsonaro e Lula. No caso dos diálogos relacionados a Lula e Wagner, a reportagem aponta que os trechos reproduzidos eram semelhantes a conversas divulgadas pela imprensa em 2016, após o levantamento do sigilo de interceptações telefônicas da Lava Jato. Na ocasião, os diálogos tinham origem em ligações telefônicas, e não em conversas pelo WhatsApp.
A coligação chegou a protocolar um pedido formal de desistência da ação, mas o site permaneceu fora do ar após o bloqueio executado pelo NIC.br, responsável pelo sistema de registros de endereços brasileiros com final “.br”. A reportagem também informa que o criador da plataforma, Lucas Matheus Alves, afirmou que a proposta era centralizar conversas já divulgadas publicamente por veículos de imprensa e documentos judiciais. Paralelamente, Wagner é alvo de investigação da Polícia Federal relacionada ao caso Banco Master, com diálogos e contatos com o ex-sócio de Vorcaro, Augusto Ferreira Lima, citados em relatório da corporação.