O boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (28) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Paraíba. Apesar do crescimento, o estudo aponta que os casos graves da doença permanecem baixos no país, sem grandes impactos nas hospitalizações.
No Amazonas, o aumento dos casos ocorre principalmente em crianças pequenas, sendo majoritariamente causado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que mantém o estado como o único do país com elevação de SRAG por esse vírus. Já no Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás, o aumento da SRAG concentra-se em crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos, impulsionado pelo rinovírus.
A região centro-sul do Brasil também apresenta crescimento de casos de SRAG na faixa etária de 2 a 14 anos, com destaque para São Paulo, onde o aumento é mais acentuado, além de alguns estados do Nordeste e do Amapá. Especialistas recomendam que crianças e adolescentes com sintomas gripais fiquem em casa para evitar a transmissão, enquanto idosos e imunocomprometidos devem manter a vacinação em dia.
No cenário nacional, o relatório aponta uma tendência de queda de longo prazo nas últimas seis semanas, mas com aumento recente no curto prazo. Em 2025, já foram notificados 163.956 casos de SRAG, sendo 53,5% confirmados para vírus respiratórios, 34,7% negativos e 5,3% ainda aguardando resultados laboratoriais.