Governo sem dinheiro

Governo sem dinheiro

O rombo fiscal do Piauí é maior que se possa imaginar. Como transparência nunca foi um forte da gestão de Wellington Dias, continuada pela governadora Regina Sousa, fica difícil saber qual o tamanho do deficit orçamentário e fiscal. Porém já se sabe que não há fluxo de caixa no Tesouro estadual para fazer frente a despesas já programadas, como o desembolso mensal para você milionário contrato de parceria público-privada do lendário Piaui Conectado, de R$ 214 milhões. Sem dinheiro para pagar a conta mensal de um serviço que só funciona na propaganda do governo, ontem saiu uma resolução do Conselho Gestor de PPP autorizando o uso do colchão de liquidez para cumprimento do fluxo de pagamento do Contrato de PPP Nº 001/2018 Piauí Conectado durante o mês de setembro de 2022. A resolução assinada pela governadora considera “o impacto significativo e imediato ao Estado em razão da redução abrupta da alíquota do ICMS para combustíveis, energia e transporte coletivo, em razão da Lei Complementar Federal nº 194, de 23 de junho de 2022”. Ainda segundo o documento o dinheiro deve sair de um fundo garantidor de PPPs, sob gestão da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado, autorizada pela governadora a transferir “parcela dos recursos do Estado do Piauí para fins de adimplemento e garantia das obrigações contraídas pelo Estado e entidades da sua administração indireta em contratos de parceria público-privada”. O valor a ser repassado mostra que a PPP Piauí Conectado é uma dessas fantasias administrativas que funcionam no papel, custam uma fábula, não tem sustentabilidade econômico-financeira e ainda drena recursos que poderiam ser melhor usados, com efetividade, eficiência e transparência.

Carolina Silva, candidata a deputada federal e filha do ex-governador Alberto Silva, fala em legado do pai

Ralando em Teresina

Uma pesquisa do Instituto Credibilidade feita em Teresina, entre 4 e 6 de setembro mostra que Rafael Fonteles vai precisar mesmo reforçar sua campanha na capital, como se anuncia para a partir de 16 de setembro.

Desvantagem

Segundo a pesquisa divulgada ontem, na sondagem espontânea o candidato a governador Silvio Mendes tem 41,52% das intenções de votos, contra 19,08% de Rafael Fonteles.
Na pesquisa estimulada, o candidato do União Brasil aparece com 52,99% das intenções de votos, enquanto Rafael Fonteles aparece com24,08%.

Detalhe

O diabo se esconde nos detalhes, diz um ditado francês. Pois bem, olhem esse detalhe: Silvio Mendes cresce 11,47% entre a pesquisa espontânea e a estimulada. Rafael., 5%.
A diferença das performances mostra o quão será dura a caminhada do candidato oficial em Teresina.

Joel lidera

Joel Rodrigues passou Wellington Dias na campanha para senador em Teresina, segundo pesquisa do Credibilidade, que coloca o candidato do PP com 23,70% das intenções de voto em sondagem espontânea contra 23,03% de Wellington Dias.
Na pesquisa estimulado, Joel tem 32,08% e Wellington, 30,06%.

Má notícia

A pesquisa Credibilidade traz uma notícia ruim para o ex-governador Wellington Dias: 34,39% dos teresinenses disseram não votariam nele de jeito nenhum para senador.
Joel tem rejeição de 13,49%.

Esquisitices

Lei que reconhece a utilidade pública de entidades não é novidade no Brasil, mas as organizações que ganham isso, sim.
Por exemplo, é realmente estranha a existência de uma Associação de Idosos e Jovens do Bairro Santa Cruz, zona sul de Teresina, mas a entidade existe e lei sancionada ontem por Regina Sousa reconhece sua utilidade pública.

Ex-poderosa

Carolina Silva, filha do ex-governador Alberto Silva, tem aparecido na TV para falar do legado do pai. Candidata a deputada federal pelo podemos, ela não é nem sombra da pessoa com poder que já teve.
Durante o segundo governo do pai, entre 1987 e 1991, comandou de dentro do Palácio de Karnak o Partido Democrata Cristão, fazendo sombra ao PMDB. 
Hoje, Carolina se abriga no Podemos.

O que houve?

Os comunistas substitutos estão se coçando de curiosidade para saber por que o ex-deputado estadual Eurimar Nunes foi exonerado de uma sinecura que tinha no Palácio de Karnak.
A exoneração do indigitado saiu ontem no Diário Oficial do Estado.

Uma no cravo...

Wellington Dias, dono da candidatura do Menino do Lula no Piauí, anima a militância dizendo que Rafael Fonteles vai vencer a eleição em primeiro turno.

… outro na ferradura

Mas como o seguro morreu de velho e a única certeza da vida é a morte, o morubixaba petista alertou que todos devem se engajar: “É preciso que a voz de vocês seja a nossa voz", implorou na terça-feira diante da plateia grande e morna de lideranças do interior.

Ping-pong

Tucano antigo

Januário Feitosa, deputado federal pela Arena, entra no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará nos anos 80. Imediatamente é inquirido por um jornalista, Lincoln Vasconcelos:
Lincoln: “Deputado, quem foi o melhor governador do Ceará?”
Januário: “Cada um foi o melhor no seu tempo. César Carls foi no tempo dele, Adalto Bezerra foi no tempo dele, Virgílio Távora foi no tempo dele...”

Expressas

O transporte coletivo do município de Timon implantou o sistema de bilhetagem eletrônica, a fim de facilitar o pagamento da passagem de ônibus que, atualmente, custa R$ 5,00.
 
Um ciclista foi atropelado por um caminhão na Avenida Presidente Kennedy. O homem teve o corpo esmagado.
 
Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos, na Escócia.
 
*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ
 
 

Comente

Pequisar